terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1246 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 047 - PRUDÊNCIA PRECIOSA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 047 – PRUDÊNCIA PRECIOSA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Há um texto assaz interessante em Provérbios. Está no capítulo 12, no verso 23: “O homem prudente oculta o conhecimento, mas o coração dos insensatos proclama a estultícia”.
 
Há gente que muito diz e que, quando tem a oportunidade de fazer, faz pior do que aqueles a quem criticou. Nesta esfera estão os políticos, que tanto criticaram os seus antecessores mas que, quando detentores do poder, fazem pior do que eles. Também aqui estão os economistas, que tanto criticam planos econômicos feitos por gente de quem não gostavam. Se assumirem a vaga desses poderosos acabarão por levar o país, a corporação ou a empresa à bancarrota, tal a sua incapacidade e falta de tato.
 
Eu me lembro de um muro na igreja onde eu era pastor. Era um muro ao pé de um córrego. Uma forte chuva trouxe alagamento e o muro, mal construído, foi embora, deixando a propriedade aberta e sem a menor condição de conserto. Divulguei publicamente que precisava de um engenheiro para arrumar aquela ruína. Alguns apareceram e o que iriam cobrar era mais caro do que o preço da propriedade. Além disso eram obras que não resolveriam a questão. Mas, entre eles apareceu um pedreiro. O Sr. Zequinha. Veio de moto, estava com roupas de obra. Ele me perguntou onde era o problema. Fui até o pé do córrego e mostrei. Ele parou, pensou, mediu e disse: “Eu consigo resolver este problema”. Eu pensei: “vai me cobrar uma fortuna”. Quando pedi o preço assustei-me: não era nada de exorbitante. Então dei o serviço para ele. O resultado foi que a melhor muralha daquela região foi construída. Um muro de 30 metros, com 6 metros de altura, reforçado de tal forma que nem um terremoto médio conseguirá abalá-lo. Como foi possível? Foi possível porque um homem prudente, que não ostentava saber e não tinha empáfia, ofereceu-se para resolver, não para debater. Ele foi e fez. E deixou um legado. Ele sabia mais que um engenheiro, tinha mais experiência e capacidade. O resultado é que este Sr. Zequinha, em toda a crise econômica pela qual passamos, jamais ficou sem serviço. Todos amam o seu trabalho.
 
Prezado ouvinte, que sejamos assim: pessoas que não precisam falar ou exibir o conhecimento, mas que saibamos fazer a nossa parte quando chamados para isso. Capacidade sem ostentação. Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...