terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1245 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 046 - VANGLÓRIA NÃO SACIA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 046 – VANGLÓRIA NÃO SACIA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
A vanglória não sacia. Assim lemos em Provérbios 12.9: “Melhor é o que se estima em pouco e faz o seu trabalho do que o vanglorioso que tem falta de pão”.
 
Conheci um homem extremamente arrogante. Ele tinha um bom emprego e se achava muito importante por causa disso. Um dia ele foi despedido e, por causa da idade e dos poucos conhecimentos profissionais não encontrou mais uma colocação profissional. A sua arrogância continuava, pois vivia dos proventos da esposa e ainda usava os seus filhos. Mas continuava a ser ostentador. Ele preferia manter a despensa vazia, o fogão sem arroz e a barriga vazia, mas ter um carro zero quilômetro na garagem e uma roupa de marca sobre o corpo. Pobre e esfomeado homem!

Por outro lado eu conheci uma senhora extremamente simples e trabalhadora. Ela não tinha conhecimento acadêmico, mas sabia cozinhar e fazer boas amizades. Trabalhou por anos em uma cozinha industrial e foi demitida. Com sua humildade conseguiu novo trabalho, sem reclamar de salário ou de posição social. Como fruto de sua dedicação conseguiu ajudar em seu lar, jamais deixando faltar o pão de cada dia ou o pagamento de suas contas essenciais. Aos domingos ela fazia questão de receber familiares e irmãos da igreja para almoçarem com ela. Era o seu prazer cozinhar maravilhosos pratos para todos. O que ela ganhava não era nem de longe comparável ao que aquele outro homem ganhava, mas com sua sabedoria e trabalho ela tinha a barriga bem nutrida, enquanto o homem passava por necessidades.

Vanglória não enche barriga. Achar-se grande, manter um perfil público cheio de diplomas, de graduações, de ostentação acadêmica é pura fantasia. De que adianta ter doutorado e não ter a humildade de fazer o que precisa ser feito? Alguém disse que um engenheiro muito graduado construiu o Titanic e este afundou. E um amador sem graduação construiu a Arca e esta salvou o mundo de então; o seu nome era Noé. Então um trabalho bem feito, atencioso, responsável, pode suprir a demanda com muito mais qualidade do que o mero porte de um certificado sem experiência e sem vontade de trabalhar. Costumo dizer que um cão de raça não precisa portar um pedigree. Assim também quem tem qualidade mostrará trabalho com testemunho, com dignidade o seu próprio conteúdo. Que Deus nos faça assim, trabalhadores honrados, sem buscar nunca qualquer ostentação vazia. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...