terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1231 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 032 - ESCOLHAS SÁBIAS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 032 – ESCOLHAS SÁBIAS

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Gostaria de meditar num texto de fenomenal importância para as nossas vidas. Encontra-se em Provérbios 9.6: “Deixai os insensatos e vivei; anda pelo caminho do entendimento”.
 
A vida é feita de escolhas, de decisões, de caminhos que traçamos para os nossos pés. E cada uma das escolhas terá consequências para o nosso futuro. Aquele rapaz que dirigia bêbado o carro de seu pai fez uma escolha. A consequência afetou a ele e a outros que estavam pela rua: graves ferimentos. Aquele homem que era diabético e decidiu comer um pacote inteiro de doces fez uma escolha. E a consequência viu-se no coma em que entrou por causa do açúcar no sangue. Todas as nossas decisões trazem consequências.
 
O texto diz: DEIXAI OS INSENSATOS. Quem são eles? Insensatez significa falta de juízo, loucura, imprudência, falta de bom senso. Quem age assim é chamado de insensato. Quando primamos por andar com gente assim acabamos por nos assemelharmos a eles. Mesmo que tenhamos profunda firmeza em alguns valores, seremos de uma forma ou de outra influenciados. Ninguém mexe com carvão sem que suje as mãos e a roupa. Assim, quem anda com gente sem juízo, gente sem prudência, gente que não age com responsabilidade acabará também por colher em sua vida grandes e difíceis problemas. Há gente que não conseguiu sucesso nos estudos porque gastou o seu tempo com a chamada “turma do fundão”, que, ao invés de estudar, apenas se divertia. Há gente que não progride porque cercou-se de pessoas que não buscam o progresso, não levam nada a sério.
 
Deus nos ordena deixar os insensatos e então viver. Se tomarmos essa decisão teremos escolhido o caminho do entendimento. Deus tem uma vida feliz e repleta de bênçãos a partilhar conosco, mas é necessário que façamos a boa escolha de não nos contaminarmos com as coisas imprudentes deste mundo. Prezado ouvinte, que tal analisar o seu viver e deixar as coisas que só lhe trazem fracasso e desilusão? Busque a sabedoria divina, leia a Bíblia e cerque-se de pessoas sensatas e ajuizadas. Deus lhe dará vitórias e poderá ajudá-lo a escrever uma história de sucesso e de felicidade para os seus próximos dias. A cigarra canta no verão, mas são as formigas que estocam alimento para o inverno. Quem é prudente não tem falta de pão. Pense nisso e que Deus lhe abençoe. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...