terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1272 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 073 - O SONO E A PREGUIÇA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 073 – O SONO E A PREGUIÇA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Lemos em Provérbios 19.15: “A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome”.
 
Conheci um homem que tinha uma loja de materiais de construção. Ele tinha uma frase pendurada na entrada: “EM PÉ NOVAMENTE”. Eu perguntei o que significava. Então ele me contou a sua história.

Ele era filho de gente bem rica, tinha inúmeros bens. Resolveu que não iria estudar e nem trabalhar, mas curtir a vida. Os seus irmãos se aplicaram nos estudos e assumiram a empresa. Ele, contudo, pegou os seus bens e gastou-os com as diversões e entretenimentos. O dinheiro acabou e os irmãos não o receberam de volta. Ele passou a viver na rua, jogado, dormindo, bêbado e drogado.
 
A vida para ele era um ir-e-vir do dia para a noite e esta para outro dia. Passava fome, passava frio. Foi quando, numa dessas sarjetas, viu um menino. Ele catava latinhas e papéis. Então resolveu perguntar: “Por que você não vai brincar, menino? Para que está aí a recolher tudo isso?” O menino, então, respondeu: “Porque a minha mãe precisa comer e a preguiça não vai encher o prato dela. Eu posso ajudar!” Aquilo mexeu no coração dele. Avaliou a inércia de seu viver, o lixo de sua existência e decidiu mudar. Arrumou trabalho, guardou dinheiro, abriu a loja e hoje é próspero e feliz.
 
A preguiça leva à sarjeta, a preguiça não veste um homem, a preguiça não tem futuro. A preguiça faz do sonhador um eterno insatisfeito. Mas o trabalho, o entusiasmo, o ânimo podem transformar uma pessoa.

Próximo de minha casa há um conjunto habitacional. Duas casas. Dois jardins. Um está florido, com gramado bem cuidado e pássaros a cantar. O outro está coberto de mato, cheio de lixo e de lesmas. São de mesmo tamanho, são do mesmo tipo de terra. Mas um pertence a alguém que trabalha e que cuida. O outro a um preguiçoso. Este jardim pode bem ser a nossa vida. Ou a teremos florida, produtiva, cheia de belezas e de suprimentos, ou a teremos coberta de mato, de defeitos, de coisas para resolver, de decisões nunca tomadas e de sonhos nunca realizados.
 
Prezado ouvinte, mande embora a preguiça e faça amizade com o trabalho e com a boa vontade. Certamente a fome irá embora e a beleza tomará conta de seus dias. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...