terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1249 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 050 - DESEJAR NÃO É TER

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 050 – DESEJAR NÃO É TER

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Lemos o seguinte, em Provérbios 13.4: “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta”.
 
Eu conheci dois homens que tinham um mesmo ideal na vida: comprar um terreno, construir uma casa e morar com a família.
 
O primeiro trabalhou duro, ajuntou tudo o que podia durante alguns anos e comprou um terreno, construindo uma casinha pequenina ao fundo. Casou-se e ali morou com a família. Aos poucos foi erguendo os cômodos da frente e hoje ele possui um sobrado monumental, com 4 casas. Ele trabalhou muito, sofreu, cansou-se, mas pôde ver o fruto de seu enorme trabalho. Ele foi membro da igreja que eu pastoreei.
 
O segundo era um sonhador. Eu também fui pastor em sua igreja. Ele era bastante preguiçoso, mas queria muito ter uma casa, possuir uma família e conquistar as mesmas coisas do anterior. Quando soube do lote de terreno que o primeiro comprara, desdenhou dele, dizendo que era algo muito pobre e de baixa qualidade, que ele compraria algo mais centralizado de melhor qualidade. Enquanto o outro construía ele apenas sonhava. Casou-se, mas foi morar de favor e assim permaneceu. Como não tinha vontade de trabalhar saiu do emprego, quis empreender, fracassou e hoje ele continua a sonhar e a desejar. Eu não acho que ele conseguirá alguma coisa nos próximos vinte anos, se não mudar o seu comportamento.
 
Desejar e não trabalhar é loucura. Aquilo que vem fácil também vai embora com facilidade. Quem não ganha o seu pão com o suor do seu rosto não valoriza as coisas que possui. Assim, um sonhador que nada faz para ver concretizar o seu ideal vai fracassar em cada projeto que estabelecer. A mola propulsora do progresso de cada um é o trabalho, o empenho, a dedicação, a força de vontade. Quem trabalha, luta e persevera verá o fruto de seu trabalho. Ele poderá até fracassar momentaneamente, mas logo se levantará de novo e conseguirá a vitória tão desejada.
 
Prezado ouvinte, que o trabalho e o empenho sejam os grandes destaques de sua vida, com a bênção e a graça de Deus. Que coloque nas mãos do Senhor os seus ideais e, com sabedoria, se ponha a construir dia após dia com paciência. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...