terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1274 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 075 - DESVIAR-SE DE CONTENDAS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 075 – DESVIAR-SE DE CONTENDAS

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Assim lemos em Provérbios 20.3: “Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas”.
 
A Bíblia chama de insensato ao homem briguento, à pessoa que vive a contender, a criar confusão, a buscar pelo conflito. Há igrejas que entram em crise pelo fato de que um ou mais irmãos não serem capazes de deliberar questões em paz e em entendimento. São pessoas que criam problemas em toda parte por onde passam. Eles brigam, saem de uma congregação e vão para a outra, levando consigo os problemas crônicos de suas vidas.
 
Nas famílias há pessoas que são assim também. Não há um festejo, um encontro, um almoço em que tais pessoas não criem uma confusão, uma discórdia, uma briga, um mal entendido. Como é difícil o convívio.
 
O que diz a Bíblia? Que nós devemos ser tais quais aqueles que se desviam de contendas. A contenda é como o fogo ateado na gasolina: é uma explosão na certa. Para evitar o incêndio não se deve aproximar a gasolina do fogo. Assim o homem deve evitar situações conflituosas, discussões que se tornem acaloradas. Há gente que discute teologia em redes sociais com tamanha veemência, que consegue criar uma batalha épica e um conflito entre os próprios pares. Isto não edifica, não traz crescimento, não testifica sobre o Senhor. Uma coisa é defender a fé e proclamar a verdade, denunciando o erro. Outra bem diferente é ter apreço e amor pela divergência, pela discussão, por misturar ideias com pessoas e criar brigas e guerras. Deus não se agrada disso.
 
Honroso é para o servo de Deus evitar o conflito belicoso, a discussão ácida e o clima de intrigas. Honroso é para alguém o manter-se em paz, em alegria e em edificação. Se algo que atravessa o nosso caminho pode tornar-se em um problema, que mudemos o nosso caminho, que desliguemos um canal de vídeo, que evitemos discutir certas questões que não terão solução. Nem só de contendas vive um homem, mas de paz, sabedoria e assuntos que edificam. Se o que ouvimos, vemos ou buscamos não trouxer esse tipo de consequência, então não serve para nós. Que cuidemos de nossa mente e de nosso coração, preservando a fé e a paz com Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...