terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1247 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 048 - O FILHO SÁBIO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 048 – O FILHO SÁBIO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Existem filhos sábios e existem filhos escarnecedores. Os sábios têm um procedimento que lhes é peculiar. Assim está escrito em Provérbios 13.1: “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não tende à repreensão”. Pelo texto também percebemos que os escarnecedores se comportam de forma semelhante: são avessos à repreensão.
 
A televisão e os entretenimentos são instrumentos de Satanás e atuam para perverter os nossos filhos. Nos desenhos exibidos, nos filmes, nas fábulas é comum vermos a exaltação do rebelde e a crítica ao comportado. Quem mais ousa contra os pais, quem mais desobedece é quem recebe a maior atenção e é mais popular. Há pais que enaltecem os seus meninos rebeldes: “Meu filho não é brincadeira não! Que menino rebelde! Esse vai longe!”. As mídias que chegam pelos celulares em seus aplicativos nocivos ensinam a alienação e a falta de obediência.
 
Mas a Bíblia, a Palavra de Deus, nos aponta um caminho diferente; aliás, o único digno de ser seguido: o caminho da sabedoria. E esta exige que os filhos sejam obedientes aos seus pais. A obediência é o caminho para a vitória, para o sucesso, para o bom crescimento, para o mérito. Quem não recebe disciplina caseira torna-se um delinquente. Quem não obedece a pai e a mãe não saberá nunca andar conforme as regras. A Bíblia diz que Deus não abençoa os filhos rebeldes e que a fatura deles irá chegar. Eles também terão filhos e colherão o fruto de sua rebelião. Veja-se a geração atual. São netos dos pervertidos dos anos sessenta. Em sua época desobedeceram a toda orientação bíblica e foram contra todos os costumes e educação familiar. Formaram famílias fadadas ao fracasso, com divórcios, adultérios e perversões morais. Agora os seus filhos são depressivos, desorientados, preguiçosos, vivem grudados nas mídias e não mantém vínculos emocionais em casa. Está aí o resultado.
 
Prezado ouvinte, a Bíblia tem a receita certa para que filhos sejam vencedores e possuidores de virtude: a obediência e a submissão às repreensões necessárias. Eu dou graças a Deus por cada surra e por cada bronca que levei de meus pais. A disciplina forjou o meu caráter e ensinou-me o caminho da honestidade, do trabalho e do respeito ao próximo. Que os filhos sejam sábios e honrem aos seus educadores. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...