terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1261 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 062 - PALAVRAS AGRADÁVEIS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 062 – PALAVRAS AGRADÁVEIS

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Está escrito em Provérbios 16.24: “Palavras agradáveis são como favo de mel; doces para a alma e medicina para o coração”.
 
Há pessoas com quem faço questão de conversar. As palavras que dizem fazem bem pro coração. São pessoas que sabem como dizer as coisas sem magoar, que sabem aconselhar sem atravessar o limite da invasão de nossa privacidade. Elas também sabem nos consolar nas horas amargas pelas quais passamos. Como é bom conversar com gente que nos faz bem, cujas palavras servem de bálsamo, de remédio, de curativo!
 
Deus deseja que a nossa boca seja assim, cheia de palavras agradáveis. O que ocorre, muitas vezes, é que servimos de fonte confusa. Em alguns momentos curamos e em outros provocamos enfermidades. Às vezes as nossas palavras são remédio, e outras, contudo, servem de arma, ferindo aqueles que nos ouvem. Tiago, o meio-irmão de Jesus, expressou-se assim: Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? (Tg 3:11). Se fosse assim não teríamos como engarrafar água mineral, uma vez que jamais saberíamos quando a água seria boa e quando não seria.

A nossa boca pode ser remédio e pode ser doce. Quem não aprecia um bom chocolate ao leite, macio e delicado? Uma boa palavra é melhor que isso. Quantas pessoas procuram ouvir de nós palavras que encorajam, que façam bem, que levantem o ânimo, que tragam paz, que apontem o caminho, que consolem e que tragam força para viver! Eu tenho algumas pessoas que procuro ouvir de quando em quando, principalmente quando sinto em minha alma alguma sequidão, alguma tristeza, algum desânimo. Elas me fazem bem, me encorajam, me animam, ainda que me admoestem quando necessário e me mostrem coisas que devo mudar. Palavras de quem ama e que vertem a graça de Deus são como barras de chocolate para o prazer da alma e bálsamo de Gileade para as enfermidades do coração.
Peça a Deus para dar-lhe palavras desse tipo. Hoje, quando conversar com os seus pais, com os irmãos, com os amigos, com os colegas, com os irmãos da igreja, com pessoas que não conheça, use palavras boas, palavras amigas, palavras sinceras, palavras afetuosas, palavras curativas, palavras que façam bem, palavras que marquem. Torne-se doce e remédio para o ouvido de quem ouve e para o coração de quem escuta. Que Deus assim use a vida de cada um de nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...