terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1222 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 36 - DEIXA OS MORTOS SEPULTAR OS SEUS MORTOS

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

 
36 – DEIXA OS MORTOS SEPULTAR OS SEUS MORTOS

 
Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Este locutor, enquanto prepara estas mensagens, tem sido profundamente abençoado por Deus, enquanto estuda frase por frase do Salvador.
 
Uma das mais impactantes está aqui: Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. (Mt 8:22)
 
Alguém disse a Jesus que O seguiria para onde quer que fosse. Isto é maravilhoso, dispor-se a seguir a Jesus. Há muita gente que assim diz, assim fala, assim se expressa. Contudo, infelizmente, esta disposição não é de longa duração, pois com as dificuldades e embaraços da vida acabam por desistir.
 
No caso acima alguém disse que iria seguir a Jesus, mas que precisava primeiro enterrar o próprio pai. Oras, certamente que sepultar um ente querido, principalmente o progenitor, é uma prioridade, pois trata-se da dignidade que alguém merece após toda uma vida de dedicação ao filho. Ler a frase de Jesus como uma oposição ao sepultamento do pai é um absurdo, além de completo desconhecimento da maneira palestina de se dizer as coisas naquele tempo. Jesus não se opunha ao sepultamento do pai do rapaz.
 
A frase deve ser compreendida de acordo com a maneira daquele povo se expressar. Jesus, ao ouvir o rapaz dizer: “Mestre, deixa-me primeiro sepultar ao meu pai” conforme o verso 21 do mesmo capítulo,  estava, na verdade, dizendo: “Deixe que eu viva com meu pai até que ele venha a falecer”. Na verdade ele procrastinou a decisão de seguir a Jesus. Primeiro ele priorizaria a sua família, os seus afazeres e então, quando tudo estivesse terminado, pensaria em seguir a Jesus.
 
Para Cristo isto não basta. Jesus disse: “Deixa aos que ficam que priorizem as suas necessidades; quanto a você, venha e me siga, priorizando o Reino”. Sim, primeiro Jesus. Primeiro o Reino de Deus. Primeiro o compromisso com o evangelho. E o resto? O resto será acrescentado, suprido, encaminhado. Deus quer de nós a prioridade no fazer a Sua vontade, escolher o Seu caminho e cumprir a Sua ordem.  Há pessoas que só pensam em seguir a Jesus quando estiverem pobres, velhas, doentes e inoperantes. Quando forem bagaços na vida se entregarão ao Senhor. Isto não está certo. Quem ouve hoje a voz de Jesus deve deixar tudo e segui-Lo, priorizá-Lo, amá-Lo, mesmo que isto custe prejuízos pessoais. Não gostaria o ouvinte de vir a seguir a Jesus com determinação? Escolha a Jesus e priorize a vida! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...