terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1242 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 043 - FAZER O BEM A SI MESMO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 043 – FAZER O BEM A SI MESMO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Assim está escrito em Provérbios 11.17: “O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere”.
 
Nós bem sabemos que quem mexe com rosas acaba sendo envolvido pelo seu perfume. Também sabemos que quem mexe com carvão acaba sujando as roupas. Tudo o que fazemos terá consequências, sejam boas, como o perfume, ou sejam ruins, como a fuligem.
 
O texto diz que homens bons fazem o bem para si próprios. E o que significa? Será que viver focado em si próprio é a receita para a felicidade? Certamente que não, pois Jesus Cristo afirmou: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. (Lc 14:26). Também lemos: Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Fp 2:4).

Haveria contradição? Jamais! Seja Deus sempre verdadeiro! O texto na verdade pode ser lido assim: “QUEM É BOM ACABA COLHENDO DE SUA PRÓPRIA BONDADE”. Sim, a bondade faz bem para quem a realiza! Quando damos, também recebemos. Quando servimos, somos servidos também. Assim, para cada ato de bondade que fazemos, somos os mais abençoados e galardoados por tais coisas. O Senhor Jesus afirmou: Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Lc 6:38).

Além disto Jesus nos ensinou como deveríamos amar ao próximo: como a nós mesmos. Amar a Deus e ao próximo não significa arrastar uma bola de ferro pela rua ou ferir-se com um chicote o dia todo, punindo-se, praticando penitência. Pelo contrário, devemos repartir conosco aquilo que nos traz felicidade: partilhar, compartilhar, repartir, atitudes que nos trazem grande felicidade e profundo contentamento.
 
Como é gostoso ter uma mesa farta e muitos amigos a comerem conosco! Como é gostoso dar um passeio e ter boa companhia ao nosso lado! Como é maravilhoso ir a Casa do Senhor e estar junto de nossos irmãos, na companhia de Deus e com a bênção de Cristo!
 
Por isso quem é bom acaba fazendo o bem para si mesmo. Semeie um canteiro de generosidade e colherá fartamente o fruto da felicidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...