terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1264 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 065 - REPREENSÃO INESQUECÍVEL

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 065 – REPREENSÃO INESQUECÍVEL

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Assim lemos em Provérbios 17.10: “Mais fundo entra a repreensão no prudente do que cem açoites no insensato”.
 
Eu não gosto de ser repreendido. Mas sei o quanto uma repreensão amorosa e feita por gente que me ama pode ser especial e edificante. As boas repreensões eu jamais esqueço. Elas funcionam para mim como ensinamentos preciosos. Uma repreensão sensata de quem a gente ama vale mais do que açoites diversos em nossas costas.
 
Lembro-me de duas.
 
A primeira foi de uma professora antiga, no 2º. ano do primário. Ela era do tempo das palmatórias e, conquanto o uso do objeto não fosse mais permitido não deixava de fazer uso das mãos, quando necessário. Era dia de chamada oral. Tínhamos que declinar um verbo da 2ª. conjugação em todos os tempos. Eu errei em um determinado momento e ela me disciplinou publicamente. Eu não fui o único, mas em mim a disciplina calou profundamente. Tornei-me o seu melhor aluno daquela turma. Ela conseguira imprimir em mim um ensino precioso.
 
A segunda foi do Pr. Timofei Diacov. Eu estava a brincar com algumas estrofes de hinos, cujas frases soavam de forma engraçada. Ele, bravo, disse-me que era pecado brincar com as coisas de Deus, mesmo com hinos, pois foram feitos debaixo de muito sofrimento, oração e comunhão com o Senhor. Eu fiquei triste com a repreensão, mas em pouco tempo assimilei o ensino e jamais voltei a brincar com as coisas do Senhor. Aquele pastor conseguiu em mim um resultado superior ao de muitos açoites.
 
Prezado ouvinte, seja maleável às repreensões de quem é digno e de quem lhe ama. Muitas vezes, no momento, a repreensão pode doer e até ofender. Nós não gostamos de ter as orelhas puxadas por alguém. Mas sejamos honestos: o ensinamento que recebemos poderá burilar o nosso caráter e nos tornar muito melhores. Os que citei tornaram-se colunas em meu coração e joias para a minha vida.
 
Aceite a repreensão. Que tenhamos gratidão por quem ousou ajudar-nos, alertando-nos, admoestando-nos ou mostrando um caminho melhor para a nossa vida. Que Deus nos  dê tal humildade. Que Ele nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...