terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1209 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 23 - POR QUE ESTAIS DORMINDO?

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

23 – POR QUE ESTAIS DORMINDO?

 
Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Hoje a nossa atenção será focada no texto de Mateus capítulo 22:45: “E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação”.
 
A cena de onde retiramos este precioso versículo era a do final da vigília feita por Jesus Cristo no Jardim do Getsêmani, onde, ao buscar ao Pai celestial em oração, suou gotas de sangue de sofrimento, por antecipação da dor que atravessaria. O Pai destacou um anjo para consolá-lo e fortalece-lo, para que não sucumbisse nessa obra única e colossal. Após o evento, tendo levado os apóstolos para lhe fazerem companhia, encontrou-os todos num sono pesado e inoportuno. Pesado porque quando estamos em crise buscamos fugir da mesma através do sono. Alguns o conseguem de forma natural. Outros buscam na embriaguez, nas drogas, nos medicamentos ansiolíticos e calmantes o fim de suas sensibilidades emocionais. Jesus, naquele momento, precisava de amigos que com Ele estivessem a vigiar, a fazer companhia, a demonstrar solidariedade e importância. Infelizmente o que encontrou foi um bando de pessoas mais ocupadas em fugir do problema do que manifestar solidariedade.
Cristo então os admoesta com veemência: “Por que estais dormindo?” No caso deles, além da frustração de não ter encontrado pessoas solidárias era por causa da proximidade da escolta dos judeus que viriam prendê-lo. No nosso caso Jesus também nos fala com forte autoridade: “Por que estais dormindo?”

As igrejas de Cristo estão dormindo. Com raras exceções elas estão mais entretidas em seus convescotes sociais, em suas obras particulares e na vida privada de seus membros do que a prestarem atenção no Novo Testamento, nas doutrinas bíblicas da fé e na maneira de vivermos santa, justa e piamente. Os pilares das ordens do Senhor, contidos na Grande Comissão, “Fazer discípulos”, “Batizar” e “Ensinar”, tendo, por consequência o povoamento do céu e a transformação da sociedade com o amor ao próximo, foi trocado pelo entretenimento de cada um, com muita festa, muita conversa, muita discussão teológica, muita militância política e muitos interesses pessoais. Se avaliarmos a nossa vida, veremos que também deixamos a desejar. Quantas pessoas foram por nós evangelizadas neste ano? Quanto tempo temos gasto em oração uns pelos outros? Como tem sido a nossa fidelidade aos valores da fé? Em quais lugares temos auxiliado com a propagação do evangelho?
 
Está na hora de acordarmos. Por que dormimos? Enquanto dormimos o inimigo opera. Não sejamos dorminhocos na vida. Sejamos operosos em nossa fé. E que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...