terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1257 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 058 - A FORMOSURA DO ROSTO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 058 – A FORMOSURA DO ROSTO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Lemos em Provérbios 15.13: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”.
 
Esta é uma grande verdade: o rosto é um retrato de nossa alma. Se estamos felizes e satisfeitos até as rugas tendem a desaparecer. Se a tristeza nos invade, entretanto, a situação é outra. O nosso rosto fica carregado, duro, escurecido. Ainda que nos fotografemos em sorrisos, a dor se estampa na falta de brilho no olhar.
 
As mães sabem ler o rosto de seus filhos. Se eles estão alegres elas conseguem detectar nas nuances de seus rostos. Também sabem ver se tudo não passa de aparência e a realidade é mais difícil e dura.
 
Casais também sabem identificar alegria ou tristeza no rosto de seus companheiros. Eles sabem quando há brilho de alegria ou quando o sorriso disfarça a dor.
 
Pastores também não conseguem esconder do rebanho do qual cuidam a sua felicidade ou a sua tristeza. Nas vezes em que pastoreei com alegria as minhas fotos têm um brilho diferente daquelas onde os tempos não foram tão bons assim. O que ocorre é que a alegria nos faz sorrir e expressar alegria, e a tristeza nos faz simular e interpretar um papel fictício.
 
Como fazer para ter um rosto alegre? Para um rosto alegre faz-se necessário um coração alegre também. E a Bíblia diz: “Alegria do Senhor a nossa força é” (Neemias 8.10). Paulo afirma: Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Fp 4:4). A alegria verdadeira vem somente de Deus, que pode encantar a nossa alma e embelezar o nosso rosto. Ainda que nós enfrentemos problemas, atravessemos enfermidades, tenhamos perdas, digamos adeus a entes queridos, o fato de conhecermos a Deus e fazermos a Sua vontade pode transformar o nosso interior e nos trazer grande contentamento. Nós sabemos que o choro pode duraranoite inteira, mas que a alegria virá ao amanhecer. E, por isso, o nosso coração poderá gozar de alegria e felicidade, fruto de uma alma tocada pelo dedo de Deus. Que seja assim com cada um de nós, distintos ouvintes. Que Deus nos abençoe. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...