terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1228 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 029 - TESOUROS PRODUZIDOS

 

PROVÉRBIOS PARA HOJE – 029 – TESOUROS PRODUZIDOS

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.

 

Alguém já disse que o que vem fácil vai fácil. Uma grande verdade. Podemos ver isso na vida do empresariado. O pioneiro sofre, padece, vence todos os obstáculos e cria um verdadeiro império. O filho, que acompanhou o pai, faz tudo para manter o patrimônio; às vezes vence, outras perde, mas sabe do valor que tudo aquilo tem. Já o neto, com raras exceções, que recebeu tudo pronto, de mãos beijadas, como se costuma dizer, não dá valor e passa a gastar sem responsabilidade, administra sem critérios, investe mal e leva a empresa à decadência. Não raras vezes, à falência. Que vergonha!

 

Está escrito em Provérbios 8.21: “Eu, a sabedoria, doto de bens os que me amam e lhes encho os tesouros”.

 

Esta riqueza está dentro de nós. A parte de fora é apenas a expressão do que há em nosso interior. Deem uma caneta e um papel para alguém que não escreve. Será apenas uma caneta e um papel no final das contas. Deem uma caneta e um papel para um grande autor. Ao final aquele caderno será vendido a preço de ouro, pois o seu conteúdo é a expressão da riqueza que já existia dentro daquele autor. Uma bola em meus pés é, no máximo, uma bola. Mas nos pés de um grande jogador de futebol é a ferramenta para uma grande partida e uma fenomenal vitória. Nas mãos de quem não entende de culinária a farinha, os ovos, o açúcar e o fogo são apenas elementos que nada fazem. Mas nas mãos de uma quituteira aquilo se transforma num bolo suculento e delicioso.

 

Devemos ser tais quais aqueles que possuem tesouros mesmo não tendo nada. Lembro-me de ter dado um pedaço de madeira que achei na rua para um amigo. Ele, com o seu canivete, transformou-o num barquinho lindo e charmoso, um mimo para a mesa. Como conseguiu fazer isso? O barquinho já estava dentro dele. Mas a sabedoria o colocou para fora. Que sejamos sábios no viver. Que deixemos um rastro de luz e de beleza por toda a parte por onde andarmos. Que as nossas palavras, as nossas ações, as nossas posturas sejam a expressão de grande riqueza interior que há em nosso coração, fruto da graça de Deus que trabalha poderosamente em nossa vida. Que deixemos a sabedoria, a quem amamos, realizar a sua obra em nós e através de nós, buscando a excelência nas coisas mais simples e humildades que fizermos. Que as nossas palavras sejam ricas, sadias, temperadas com sal e cheias de conteúdo. E que sejamos enriquecidos com os bens de uma vida sábia e inteligente. Deus se agrada disto e abençoa quem quer ser sábio. Que sejamos estas pessoas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...