terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1190 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 04 - DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

04 DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

 

Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Lc 20:25). Esta é a célebre frase do Senhor Jesus Cristo, selecionada para a nossa meditação de hoje.

 

Quem era César? César era o título do imperador de Roma. Foi o titulo dos 11 primeiros imperadores que sucederam Caio Júlio César. Nos tempos em que Jesus peregrinou em Israel o país era dominado por Roma e Pilatos era esta autoridade. A moeda corrente naqueles dias tinha a figura de César em uma das faces. Os judeus odiavam tal estampa, pois consideravam uma idolatria. Além disto pagar os impostos era um ato odioso. Havia, inclusive, o partido dos zelotes ou cananeus, que pregava a rebelião contra tal taxa.

 

Jesus estava no templo a pregar. Os sacerdotes, escribas, fariseus e saduceus faziam perguntas capciosas, buscando enredar Jesus em alguma situação que justificasse a sua prisão e morte. Por isso perguntaram muitas coisas. Perguntaram de onde vinha a sua autoridade, ouviram a Parábola da Vinha e dos maus lavradores e, diante da oposição popular, com cuidado enviaram espias para deixa-lo sem resposta. Estes lhe perguntaram: “É lícito pagar tributo a César?” Se ele respondesse sim, conseguiriam dividir o populacho, com a perseguição dos zelotes. Se dissesse “não” conseguiriam uma prova de que Ele era um revolucionário político. A sua resposta foi memorável, imortal e precisa: “De quem é a efígie? De César? Então dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!”. Bravíssimo!

 

Isto mostra o teor do cristianismo. Cristãos não são do mundo, mas estão no mundo. São cidadãos de duas pátrias, a daqui, no nosso caso o Brasil ou algum país lusófono; e a dali, a Nova Jerusalém Celestial, a pátria d’além. O crente vive para Deus e se torna um cidadão exemplar. Ele testifica da presença de Deus em sua vida através da vida correta, da honestidade, do respeito, do trabalho árduo e bem feito, da escola bem cursada, da amizade com todas as pessoas, da generosidade para com o próximo, da hospitalidade em sua casa, da presteza como bom vizinho, bom colega, bom cidadão. Ele procura andar de forma reta, honrar os mais velhos, respeitar o próximo, ser compreensivo e cuidar bem daquilo que está sob seus cuidados. Mas também é fiel a Deus, é comprometido em sua igreja, leva o evangelho aos que ainda não o conhecem, entrega os seus dízimos e ofertas para o sustento da causa cristã, oferece-se como voluntário no Reino de Deus. Enfim, Ele dá a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Que você seja assim e eu também, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...