terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1233 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 034 - O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 034 – O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Há muita gente que se diz sábia nos dias de hoje. Tornou-se rotina ver pessoas serem identificadas com uma lista enorme de cursos, graduações, mestrados e doutorados, apenas para identificá-las como muito sábias. Ocorre que a sabedoria não se restringe a gente diplomada, mas aos que têm o princípio que as torna sábias. E qual é este princípio?
 
Encontra-se em Provérbios 9.10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.
 
Sim, não há sabedoria sem este princípio. Pode haver muito conhecimento, mas sabedoria é diferente de conhecimento. Eu conheço gente que conhece muito outros idiomas, mas não sabem falar uma única frase na língua da qual dizem conhecer. E por que? Porque não é o acúmulo de informações que dá fluência, mas a utilização com inteligência e fluidez que provoca isso. Assim são muitos críticos de arte: dizem conhecer muito de arte, mas não saberiam fazer um único quadro. Outros são os comentaristas esportivos ou os analistas econômicos. Dizem-se experts, mas não conseguiriam chutar uma bola ou gerir uma lojinha de bairro.
 
Um comunicador muito conhecido desprezou a Deus, dizendo que a revelação bíblica era fábula. Ele envelheceu e hoje ninguém mais se lembra dele. Está confinado a uma cama e tem uma velhice muito triste. E por que? Porque em todo o seu conhecimento ele não buscou a base verdadeira para ser um sábio. Ele não temeu a Deus. Quem não teme a Deus pode conquistar o mundo todo, mas perderá a sua alma.

Prezado ouvinte, o temor do Senhor é o princípio de uma vida sábia. Antes de conhecer todas as coisas sobre tantos assuntos procure conhecer a Deus e fazer a Sua vontade. Busque conhecer a Bíblia, a Palavra do Senhor e obedecer aos seus ensinos. Isto lhe fará sábio e lhe apontará as melhores escolhas que tiver que fazer. E lembre-se: a verdadeira ciência jamais se choca contra a Palavra de Deus. O verdadeiro sábio não despreza a Deus em sua vida. Quem teme ao Senhor recebe dEle a bênção da sabedoria, tomando decisões sábias nas horas de crise, investindo os seus recursos pessoais naquilo que realmente produzirá resultados a longo prazo e edificando a sua casa sobre a rocha e não sobre a areia movediça das emoções. Que cada um de nós busque o temor de Deus e que isto seja o princípio de uma vida sábia. Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...