terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1270 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 071 - O PECADO DA PRECIPITAÇÃO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 071 – O PECADO DA PRECIPITAÇÃO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Está escrito em Provérbios 19.2: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado”.
 
Certo irmão estava na estrada e foi cortado por um outro carro, que passou sem sinalizar. Ele, enfurecido, foi atrás do outro veículo, ainda que a esposa gritasse com ele para que parasse. Ao chegar próximo do outro, abriu a janela e ia gritar um impropério, quando o motorista do outro carro, aflito, disse: “Meu filho está para nascer e minha esposa está mal aqui no carro!” O irmão, perplexo, mudou na hora o seu ponto de vista e acabou por ajudar o pai aflito.
 
Um pastor recebeu um aviso de um membro da igreja, dizendo que os diáconos estavam reunidos para tirá-lo da igreja. Ele, irrefletidamente chegou à reunião, cheio de fúria e pedindo satisfações sobre aquele encontro. Os irmãos, perplexos, disseram que estavam planejando uma festa-surpresa para o seu aniversário, que seria no dia seguinte. Não é preciso dizer que este pastor ficou extremamente contrariado com o seu ímpeto furioso e que teve que pedir muitas desculpas.
 
Não é bom proceder sem refletir. Não é bom tirar conclusões apressadas. Uma foto foi divulgada na internet, onde um homem segurava um menino à beira de um precipício. Alguém escreveu que ele o estava torturando e iria jogá-lo no precipício. Quando os policiais chegaram, descobriram que a situação era completamente outra: o menino tinha caído e o pai resgatara o filho do despenhadeiro, razão pela qual o menino estava machucado.

Quem procede sem refletir está sujeito a cometer grandes injustiças. Quem não pensa antes de agir pode cair em tremendos erros, alguns irreparáveis, como aquele que deu um tiro num cachorro, pensando que estava agredindo a filha, quando, na verdade a estava protegendo de uma cobra venenosa.

Não sejamos precipitados. Não façamos juízo parcial sobre as ações e sobre as pessoas. Não tomemos decisões no ímpeto dos acontecimentos. Não sejamos néscios e nem iracundos. Luiz de Carvalho, o evangelista e meu padrinho de casamento, deu a mim e à minha esposa um conselho: “A noite é boa conselheira, não decidam nada no afogadilho.” Que sabedoria! Que sejamos pacientes, que pensemos bem, que esperemos todo o esclarecimento. Deus há de nos abençoar e ajudar. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...