terça-feira, 8 de março de 2022

´memórias literárias - 1232 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 033 - O CAMINHO DO ENTENDIMENTO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 033 – O CAMINHO DO ENTENDIMENTO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Assim lemos em Provérbios 9.6: “Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento”.
 
Deus permite que escolhamos os nossos próprios caminhos. Isto não significa que Ele perdeu a Sua soberania e que O surpreenderemos. Jamais! Mas ao nos criar Ele permitiu que nós escolhêssemos o que seguir. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Js 24:15)
 
O texto diz que nós devemos andar pelo “CAMINHO DO ENTENDIMENTO”. E o que é andar por este caminho?
 
Entendimento é saber avaliar entre o certo e o errado, sobre causa e efeito, sobre vantagens e desvantagens. Quem tem entendimento sabe avaliar da melhor forma as decisões que deve tomar.
 
Jesus disse que alguém, antes de construir uma torre deveria sentar-se e avaliar se teria recursos para toda a construção. Se a torre não fosse construída com entendimento o tal construtor seria motivo de chacotas, pois pararia no meio da obra.
 
Ele também falou de um rei que desejava invadir um outro reino. Disse que, se agisse com prudência tomaria conselho com os seus oficiais para ver quantos soldados e quais armamentos seriam necessários. Se não tivesse esse entendimento poderia ter que render-se no meio do caminho, pois o adversário poderia vencê-lo.
 
O caminho do entendimento é o plano de Deus para a nossa vida. Gastar tempo em entretenimentos, em detrimento dos estudos e do trabalho, é insensatez. Deixar de aprender os ensinos bíblicos, trocando-os por esportes ou por política, também. Tudo tem o seu tempo adequado, o seu momento, a sua hora. E a Bíblia nos ensina a buscar primeiro o Reino de Deus, sabendo que as outras coisas nos serão acrescentadas.
 
Portanto, que sigamos pelo caminho do entendimento e que tenhamos uma vida mansa, abençoada e próspera. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...