terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1236 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - BÊNÇÃOS NA CABEÇA DO JUSTO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 037 – BÊNÇÃOS NA CABEÇA DO JUSTO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE. Um dos versículos mais especiais deste livro é o que se encontra em Provérbios 10.6: “Sobre a cabeça do justo há bênçãos, mas na boca dos perversos mora a violência”.
 
A cabeça, aqui citada, é a mente da pessoa. A nossa mente pode estar em paz com Deus e permanecer repleta de bênçãos do Senhor. Mas, se não estamos em paz com Deus a vida será trágica e a boca se encherá de perversidades, trazendo violência contra nós e contra o nosso próximo.
 
Somos responsáveis pelo que mantemos em nossa memória. Um menino não conseguia dormir à noite e preocupou os pais. Estes, ao consultarem um psicólogo, ouviram do analista uma pergunta: “O que este menino faz antes de dormir?” Eles disseram que tomava um copo de leite, assistia a uma série de combate estelar e ia dormir. O analista orientou-os a que experimentassem evitar que o menino assistisse os tais episódios e verificassem o resultado. A orientação foi a solução! O menino não teve mais problemas para dormir.

A Bíblia já nos orientava a não permitir que pensamentos perversos povoassem a nossa memória. Assim está escrito: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8). Aqui está a solução para uma mente atribulada!

Povoar o nosso pensamento com conflitos políticos, que se destroem hoje e amanhã fecham acordos inimagináveis, é matar-se aos poucos. Gastar o pensamento no resultado do campeonato da semana que vem, sabendo que o resultado pode depender não da destreza dos atletas, mas de quem pagar mais pela vitória, é desperdiçar neurônios. Manter-se ansioso para solucionar problemas que não dependem inteiramente de nós é insensatez. Assim diz o Senhor: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal (Mt 6:34). A mente obedece àquilo que lhe for determinado. Se a orientarmos a aquietar-se na presença de Deus ela se aquietará. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Sl 46:10).
 
Dessa forma a nossa cabeça estará repleta de bênçãos e seremos o justo citado no versículo: “Sobre a cabeça do justo há bênçãos”. Que seja assim conosco e que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...