terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1206 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 20 - QUEM QUISER SER O PRIMEIRO, SEJA SERVO

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

20 – QUEM QUISER SER O PRIMEIRO, QUE SEJA SERVO

 
 
Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Em Marcos 10.44 está escrito: “E quem quiser ser o primeiro entre vós será sevo de todos”.

Para sabermos a índole de alguém basta delegarmos a ela o poder. Veremos se o que move o seu coração é servir ou ser servido. E, infelizmente, na maioria dos casos, o poder cega a pessoa. Outrora tão prestativa, tão afável, tão humilde, mas com o poder na mão, seja por um emprego de liderança, seja por uma função letiva de grande envergadura, seja por um ministério religioso de muito prestígio, torna-se pedante, orgulhosa, presunçosa, cheia de barreiras, arrogante, sem manifestação de afeto ou sem gratidão a quem lhe auxiliou em outros tempos.
Jesus disse que entre os Seus seguidores tudo teria que ser diferente. Não haveria espaço para a criação de ídolos, de mitos, de líderes todo-poderosos, de gente ditadora. Pelo contrário, quem desejasse ser líder entre os cristãos deveria fazer como Jesus: pegar uma toalha, uma bacia e água e lavar os pés empoeirados dos apóstolos. A cena hoje é de dramaturgia religiosa em nossa mente. Mas no dia em que Jesus lavou os pés aos discípulos aquilo era muito chocante. Esse serviço deveria ser feito por um escravo da mais baixa categoria, ou por um servo de baixo nível serviçal. Jesus Cristo, o rabi, o mestre, o dono da ceia, toma esse encargo para Si, fazendo algo incompatível com o que entendiam ser o papel de um líder. Depois do ato Jesus disse que os Seus seguidores deveriam ser assim, quanto mais graduados nas coisas de Deus, mais humildes e pequenos, mais simples e prestativos, mais disponíveis para sofrer com os que sofrem. João, o Batista, demonstrou isso quando os seus discípulos alertaram-no para o progresso do discipulado de Cristo e a diminuição de seu próprio grupo. João disse; “Importa que Ele cresça e que eu diminua”. Que maturidade! Que alma límpida pela graça de Deus! Que consagração de si próprio para a glória do Pai!
 
Assim devem os cristãos agir. Quanto mais velhos na fé, quanto mais cargos e ministérios na igreja do Senhor, mais humildes, mais afáveis, mais acessíveis, mais dispostos a andar a segunda milha, a sofrer o dano, a semear a paz e a concórdia e a glorificar o nome do Senhor! Esse deve ser o nosso papel como cristãos autênticos. Esse deve ser o nosso comportamento profissional, servindo aos que estão debaixo de nossa autoridade ou esfera de influência. Este deve ser o nosso caráter. Quem é humilde eleva-se no conceito dos que possuem bom coração. Quem sabe que a glória pertence a Deus é capaz de não colocar-se no centro das atenções, mas dedicar a vida a Jesus. Vamos fazer isso? Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...