terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1255 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 056 - A RESPOSTA BRANDA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 056 – A RESPOSTA BRANDA

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
Alguns de nós são iracundos, explosivos, esquentados. Não suportam uma discussão acalorada e já partem para a agressão oral, quando não para a física. São verdadeiros barris de pólvora. Temos exemplo disso em muitos políticos, cujas bocas são grandes saídas de vulcões. Há atletas que explodem com facilidade também, destruindo carreiras e acabando com entrevistas. Há pastores que colocam fim aos seus ministérios por não aguentarem uma contrariedade, acabando por perder a razão diante de uma crise.
 
Está escrito em Provérbios 15.1: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
 
O que é uma resposta branda? É aquela que não responde à altura de uma agressão, de um ataque irônico ou malicioso à própria pessoa. Quem consegue lidar com insultos e sarcasmos alheios, respondendo com sabedoria às questões é chamado de DIPLOMATA. Nossos governantes deveriam cultivar esse tipo de virtude, uma vez que somente a diplomacia, o respeito e a brandura poderão convencer o oponente diante de um embate.
 
Eu me lembro do sepultamento de um raríssimo bom político. Ali, diante das câmeras e da família estavam políticos aliados e inimigos mortíferos. Estes, ao serem indagados sobre o motivo da presença no sepultamento do inimigo, disseram: “Ele era um inimigo capaz e respeitável, ele sabia tratar com dignidade aos seus oponentes; ele tinha o nosso respeito e consideramos uma grande perda a sua morte”. Até o próprio inimigo reconhece a capacidade de algum antagonista que sabe responder brandamente.
 
Ter resposta branda a algum membro de nossa família, num momento de crise, pode por fim a uma discussão ou briga. Ter resposta branda no trânsito também. Lembro-me de um carro que cortou-me violentamente numa avenida. Quando abri o vidro para olhar e, quiçá, dizer alguma coisa, ele me falou: “Me perdoe, companheiro, foi mal!” O que mais eu poderia dizer? “Vai com Deus, amigo”. A resposta branda apazigua.

Que os nossos ouvintes cultivem a prática da resposta branda, da palavra sem violência, sem gritaria, que se oponham quando necessário, mas sem desrespeitar quem pense de forma diferente. Devemos vencer pelo argumento e pelo respeito, não pelo grito ou pela ira. Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...