terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1238 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 039 - TEMOR E ANELO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 039 – TEMOR E ANELO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.

O texto de Provérbios 10.24 diz o seguinte: “Aquilo que teme o perverso, isto lhe sobrevém, mas o anelo dos justos Deus o cumpre”.
 
Primeiramente vamos definir os termos. O primeiro é PERVERSO. Perverso é alguém de má índole, cruel, malvado, uma pessoa cujo coração e mente estão nas mãos de Satanás. Ele não sente piedade por ninguém, deseja apenas satisfazer aos seus desejos, seja de vingança, seja de ganância, seja de dominação e poder. O segundo termo é JUSTO. Justo aqui não é alguém perfeito, pois ninguém é assim, senão Jesus Cristo. Nós todos somos pecadores. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Justo, neste sentido, é quem busca a Deus, quem ousa nadar contra a maré da incredulidade e da idolatria, quem busca a face do seu Criador, como Noé, que foi chamado de íntegro e justo em sua geração, porque “andava com Deus” (Gênesis 6.9). Por último temos a palavra ANELO. O seu significado é aspiração, desejo intenso, vontade imensa. Então compreendamos o texto: “Aquilo que que o malvado teme irá lhe acontecer; mas aquilo que o homem temente a Deus deseja acontecerá também”.
 
Se nós amarmos a Deus de todo o nosso coração teremos uma mente controlada pelo Espírito Santo e desejaremos coisas que agradam ao Senhor e que estão nos planos de Deus para a nossa vida e a vida daqueles a quem amamos. Desejos de saúde, de prosperidade, de crescimento, de solidariedade, de pacificação, de fortalecimento, tudo isso se torna real na vida de alguém que realmente teme a Deus.
 
Eu conheci um homem que atravessava muitos problemas. Mas a sua maneira positiva e repleta de esperança fazia com que a situação se tornasse amena. Problemas que tirariam o meu sono e me fariam tremer de ansiedade eram por ele enfrentados com tanta tranquilidade que impressionava a todos. A razão: ele acreditava que Deus dirigia a sua vida e os acontecimentos ao seu redor. Ele cria que o Senhor não permitiria que ele fosse provado acima do que podia suportar e que daria um escape mais dia, menos dia. E era exatamente isso que acontecia: tudo se acertava e ele seguia feliz, louvando ao Senhor. A gente perguntava: “Como está, meu irmão?” E ele nos dizia, sorrindo: “Estou melhor do que mereço!”.
 
Que seja assim comigo e que seja assim com o ouvinte, em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...