terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1195 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 09 - NEM EU TE CONDENO

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

09 – NEM EU TE CONDENO

 

Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Muitos de nós viemos de uma vida pecaminosa, que não agradava ao coração de Deus. Uma das célebres frases de Jesus toca bem fundo no nosso coração, quando nos conforta com palavras dóceis, meigas e perdoadoras. Falo do texto de João 8.11: “Nem eu também te condeno. Vai-te, e não peques mais”.

 

Jesus falou isso a uma mulher adúltera, pega no pecado. O populacho levou a mulher para ser apedrejada, um claro sinal de parcialidade, pois no Velho Testamento ambos, homem e mulher, deveriam ser condenados da mesma maneira, conforme lemos em Levítico 20.10. Mas o motivo que levou o povo a jogar a mulher aos pés de Jesus foi colocá-lo numa situação constrangedora. Se a condenasse seria um mero fariseu. Se não a condenasse seria um liberal. Jesus, com Sua sabedoria, deixou a decisão para eles, dizendo que os que não tivessem pecado a apedrejassem. Isto soou como um soco no estômago, pois cada um jogou fora a sua pedra e se retirou. O único que poderia condená-la era Jesus, que jamais pecara. Então Ele pergunta à mulher onde estavam os acusadores e juízes. Ela disse que não a condenaram. Cristo, com Seu amor, diz: “Nem eu Te condeno. Vai-te, e não peques mais”.

 

O Senhor dera uma segunda chance àquela mulher. Ó, bendita misericórdia divina! Poderia Ele fazer uso da Lei, julgando-a e não seria injusto. Afirmo que se Deus enviasse a todos os homens para o Inferno, Ele não seria injusto, pois afirma a Bíblia: “Todos Pecaram” (Rm 3.23). Quando Ele manda ao Seu Filho Jesus Cristo e decide ter misericórdia de todo aquele que crê em Jesus, então ali está a segunda chance, uma nova vida, uma nova oportunidade, um novo começo. Todos nós somos indignos deste amor, nenhum de nós merece compaixão. Mas o Senhor teve piedade e misericórdia e nos dá perdão. Ele não nos condena pelos pecados cometidos. Mas nos adverte: que não andemos mais em pecado, que não nos ajuntemos mais nos erros do passado. Que não nos identifiquemos mais com aquilo que desagradava ao Senhor.

 

O cristão pode ter vindo do mais absoluto poço de perdição e pecado. Pode ter sido traficante, marginal, assassino, promíscuo, não importa. Jesus Cristo não veio salvar pessoas que se consideram justas, mas aqueles que são pecadores e que se reconhecessem como tal. Aquela mulher não tinha méritos, não tinha o que reivindicar. Mas, ao ter um encontro com Jesus ganhou uma nova vida, um novo começo, um novo coração. Que cada um de nós, diante do Senhor, seja grato pelo perdão divino e que também ouça a advertência: “Não peques mais”. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...