terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1196 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 10 - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

10 – AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

 
Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Ele, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, surpreende-nos a cada dia com os seus ditos eternos e benfazejos. Os seus ensinamentos são, muitas vezes, antagônicos aos valores que mantemos no coração por força da educação que recebemos e do senso de vingança que está contido em nosso coração.
 
Ele disse: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44).
 
Amar aqueles que nos amam é coisa prazerosa, apreciada no coração de toda a humanidade. Até os animais gostam de quem gosta deles. Mas amar ao inimigo? Primeiramente precisamos entender o que é AMAR.
 
Amar, segundo a Bíblia não é sentir. O amor não reside num coração sentimental. Podemos amar e, ainda assim, não termos lágrimas de felicidade. Há muita gente que diz amar e que faz grande interpretação dramática, mas que, na realidade não mostra o mínimo de carinho e de cuidado pelo ser amado. Não são raras as vezes em que os que mais se fotografam em gestos de carinho, mormente casais, apareçam dentro de pouco tempo divorciados de forma triste e avassaladora. Amar não é retribuir com a mesma moeda. Amor assim não é virtude; é negócio. Há relacionamentos que se constroem na base do que o outro lhe poderá oferecer. Esse tipo de amor chama-se interesse e nada tem a ver com o verdadeiro amor.
 
Amar é o que Jesus Cristo fez na cruz do Calvário por pecadores repugnantes como nós. Ele amou a Barrabás, um criminoso, aceitando tomar o seu lugar no carregar da cruz e no ato de ser crucificado. Ele amou aos seus algozes que lhe crucificaram, que lhe feriram, que lhe humilharam, pedindo ao Pai que lhes perdoasse o pecado, pois não sabiam o que faziam. Ele amou ao bandido crucificado ao seu lado, que demonstrara arrependimento e necessidade. Com ele marcou um encontro no Paraíso naquela mesma tarde. Isso é amor!

Quem ama é capaz de retribuir ao inimigo não o que ele merece, mas o que ele precisa. Um médico fora assaltado e conseguira desvencilhar-se com vida daquela cilada. Horas depois, no hospital, teve que tratar um paciente. Era o bandido, que fora baleado. O que fazer? Ele, então, disse: “O meu Senhor Jesus perdoou aos seus carrascos; eu também farei o possível por este que me assaltou”. Salvou-o. O ladrão, arrependido, mudou de vida. Jesus quer que sejamos assim, discípulos que seguem o caminho que Ele seguiu. Vamos amar até os inimigos? Que Deus nos ajude. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...