terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1237 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 038 - PRATA ESCOLHIDA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 038 – PRATA ESCOLHIDA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Tem sido difícil escolher versículos neste livro. Como a nossa proposta é selecionar 4 em cada capítulo, deixamos uma porção de outros para oportunidades futuras. O capítulo 10 é um exemplo de quantas coisas poderíamos citar, quantos ensinamentos em cada porção escrita! Selecionamos hoje o versículo 20 do capítulo 10: “Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco”.
 
Há pessoas cujas palavras não valem um tostão furado. Geralmente os maus políticos são deste tipo. Falam hoje e amanhã desmentem tudo. Igualmente muitos analistas econômicos: hoje defendem algumas medidas; amanhã tornam-se contrários, como se nunca tivessem feito as escolhas que agora criticam! O difícil é quando nós é que somos as pessoas cujas palavras não têm muito valor.
 
Eu me lembro da igreja onde fui membro em minha adolescência. As questões eram resolvidas em assembleia de membros. Todos tinham direito à voz e ao voto. Lembro-me quando assuntos antagonizavam o auditório. Era nítida a divisão do auditório e também o aquecimento dos ânimos uns contra os outros. Nos momentos em que a reunião parecia ferver levantava-se o sábio Sebastião Emerich, um crente experimentado e tremendamente capaz. Ele era idoso, respeitado e sua palavra valia peso de ouro. Geralmente falava pouco. Mas quando falava conseguia apaziguar os ânimos, resolver as questões e deixar o auditório novamente unido. Eu o admirava! As suas palavras tinham valor.
 
Eu pedi a Deus que as minhas palavras também tivessem esse efeito: que fossem poucas, mas preciosas. Que as minhas palavras trouxessem entendimento, trouxessem paz, trouxessem ânimo, trouxessem consolo. Eu pedi a Deus que os meus lábios não se abrissem à toa, como que a tagarelar de forma inconsequente. Pedi ao Senhor que as minhas considerações trouxessem luz nas discussões e entendimento aos corações. Eu não cheguei nem aos pés de Sebastião, mas tenho pedido ao Senhor para que a cada dia as minhas palavras sejam menores e melhores.

Que tal o ouvinte fazer o mesmo? Peça a Deus para que a sua boca se abra para edificar e para ajudar, e que suas palavras sejam tão valorosas como a mais escolhida prata do mundo. Que Deus lhe ajude e a mim também. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...