terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1202 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 16 - UM SÓ É O VOSSO MESTRE

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

16 – UM SÓ É O VOSSO MESTRE

 
Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Entre os cristãos não deveria haver lugar para vaidade pessoal, para destaque de personalidades. No entanto, com a nossa sede de idolatria, originária do pecado que ainda está presente em nossa velha natureza, somos levados a hipervalorizar os demais, criando uma hierarquia espiritual absolutamente imprópria no Reino de Jesus. Ele disse o seguinte, em Mateus 23.8: “Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos”.
 
Primeiro consideremos o que o texto não quer dizer. Ele não quer dizer que não tenhamos mestres humanos nas ciências diversas, nos estudos, nas faculdades, nos treinamentos e na própria igreja. Deus capacita pessoas com as habilidades especiais para o ensino, para despertar em cada aluno todo o seu potencial e a utilização da inteligência. O texto não afirma que não tenhamos mestres no evangelho. Há inúmeras menções nas cartas apostólicas, em Atos dos Apóstolos, de irmãos capacitados com os dons de pastoreio, de ensino, de profecia, de conhecimento profundo nas coisas do Senhor. Eles são chamados pastores, presbíteros, anciãos, epíscopos, bispos e isto não é negar o que Cristo quis ensinar.
 
Agora vamos ver o que ele, de fato afirmava. Ele diz que nós todos deveríamos ser irmãos uns dos outros e que só um deveria ser considerado o Mestre, o cabeça, o líder, a fonte de todo o conhecimento e de toda a consideração, o padrão. E este era Ele, Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, a encarnação do verbo de Deus. Sim, os cristãos não deveriam render culto, venerar ou hipervalorizar a ninguém entre eles, senão a Jesus Cristo, o único cuja natureza é o amálgama das duas, a divina e a humana; o único que morreu, mas que ressuscitou para nunca mais morrer; o único que foi pré-existente e que se chama a si próprio de primeiro e de último, de alfa e ômega, de princípio e de fim. Ele sim, é o nosso Mestre. Ele, a Palavra Viva, o Pai da Eternidade, o Pastor Divino, pode ser por nós adorado, venerado, proclamado como o Mestre dos mestres, o Senhor dos senhores. E, entre nós, ainda que exerçamos alguma função letiva, devemos nos considerar irmãos uns dos outros, dignos de todo o respeito, mas subordinado ao Mestre dos mestres.

Que tenhamos isso em mente ao lermos as biografias de cristãos cujas vidas nos inspiram. Que pensemos nisso ao lermos as páginas do Novo Testamento; que somente Jesus é o nosso Mestre e que somente Ele é digno de receber toda a honra e toda a glória. E nós, mestres uns dos outros ou não, somos apenas auxiliares dEle no serviço de Seu Reino. Que Ele nos abençoe. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...