terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1229 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 030 - OUVINDO A SABEDORIA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 030  – OUVINDO A SABEDORIA


 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
O livro de Provérbios tem uma temática recorrente em praticamente todos os capítulos: a necessidade de sabedoria para se viver com dignidade, com longevidade e com sucesso. O versículo de hoje nos diz o seguinte: “Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas; esperando às ombreiras da minha entrada” (Provérbios 8.34).
 
Ombreira é a parte vertical das portas e janelas. O texto é poético, como se a Sabedoria estivesse a discursar. Ela diz: “Como são felizes aqueles que ouvem as minhas palavras, esperando em minhas portas e janelas pela minha aparição e orientação!” Ela descreve alguém ávido pelo conhecimento, desejoso de aprender mais, de saber mais, de conhecer mais.
 
Um rapaz foi trabalhar num escritório, isto na década de 90. O seu trabalho consistia em datilografar laudas de ensaios eletrotécnicos. Um dia chegou ao departamento um pedido, para que alguém se dispusesse a trabalhar num computador da contabilidade, uma vez que a operadora estava licenciada. Ele se ofereceu, ainda que nada entendesse nem de contabilidade e muito menos de informática. Assim que aceitou o convite foi chamado para operar o aparelho. Permaneceu por uma hora, sentado na frente do ecrã do computador. O chefe percebeu o desconforto e perguntou se ele entendia daquilo. O rapaz disse: “Eu vou entender. Dê-me alguns dias e eu saberei operar direitinho essa máquina.” Ele saiu do trabalho, matriculou-se numa escola e aprendeu a operar. Tornou-se técnico. Já que o seu assunto seria CONTABILIDADE matriculou-se num curso por correspondência e aprendeu a matéria. Ele tornou-se muito bem sucedido em seu trabalho. Ele acabou desenvolvendo um sistema informatizado que foi protótipo do grande avanço que se verificou nos anos seguintes, na área da computação. Ele foi buscar o conhecimento, ele aplicou a sabedoria, ele não se contentou em esperar que as oportunidades chegassem. Ele qualificou-se para coisas melhores.
Prezado ouvinte, aproveite as oportunidades que Deus lhe dá. Estude, leia, aplique-se, aprenda, ouça bons sermões, estude a Bíblia, dedique-se a desenvolver as coisas com destreza e com qualidade. Deus lhe dará a bênção sobre tudo o que fizer. E a sabedoria terá prazer em partilhar com você a sua experiência e o seu conhecimento. Ser sábio não é ter todo o conhecimento, mas organizar o que se sabe e aplicar com prudência o conhecimento. Deus há de ser com você. Que Ele lhe abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...