terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1253 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 054 - OS SENTIMENTOS SÃO MEUS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 054 – OS SENTIMENTOS SÃO MEUS

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.

Quem já não sorriu? Quem já não chorou? Quem já não sentiu falta de solidariedade dos outros pela nossa dor ou pouca festa pela nossa alegria?  Pois é isso mesmo que está escrito em Provérbios 14.10: “O coração conhece a sua própria amargura, e da sua alegria não participará o estranho”.
 
O texto diz explicitamente que ninguém, além de nós mesmos, será capaz de sentir a mesma coisa que sentimos, de ter o mesmo grau de prazer ou de insatisfação que temos, ou de entender em toda a sua plenitude a gama de nossos sentimentos. Somos um mundo inteiro dentro de nós mesmos e não há meios de que pessoas participem de forma total de nossas sensações.

Nós costumamos expressar a alegria e desejamos que outros celebrem conosco as nossas felicidades. Mas nem sempre conseguimos isso, pois os outros não conseguem sentir plenamente o que sentimos. Igualmente as lágrimas doridas que derramamos não podem ser completamente partilhadas por outras pessoas, pois, em maior ou menor grau, elas não estarão exatamente onde estamos.

A alegria que sentimos é algo absolutamente nossa; as dores também são completamente pessoais. Não há como transferir tudo para os demais. Podemos dar uma ideia, mas não a plenitude.

E o que fazer diante desta realidade solitária? Sim, porque, ao final, a expressão plena de sentimentos é particular. Podemos entender esta realidade e perdoar aos demais, que não conseguem sentir como nós sentimos ou serem solidários com a plenitude de nossas dores. Ao invés de ficarmos magoados devemos ter consciência dessa realidade.

Há alguém, contudo, que pode participar plenamente conosco: Deus! Ele, sim, consegue perscrutar a profundidade de nossa alma e partilhar conosco das alegrias e das tristezas. E mais: o próprio Espírito Santo partilha conosco de Sua alegria ou tristeza, conforme somos fiéis ou infiéis ao Senhor: E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Ef 4:30). Se agradarmos a Deus Ele exultará em nós: Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. (Lc 10:21). Aleluia!
 
O Senhor participa plenamente de nossas emoções! Que vivamos sempre ao lado dEle, que é o nosso maior e melhor amigo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...