terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1188 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 02 - CONHECEREIS A VERDADE

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

02 – CONHECEREIS A VERDADE

 

Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Hoje meditaremos sobre a que foi registrada no Evangelho de João, capítulo 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

 

Em que contexto ela foi dita? Segundo o evangelho de João, Jesus acabara de atravessar a terrível experiência em que escribas e fariseus lhe trouxeram uma mulher pega em adultério para apedrejá-la. Ali, com Sua sabedoria divina, venceu a ambos, aos que acusavam, expondo-lhes a sua própria pecaminosidade, e à adúltera, dizendo a ela que não pecasse mais. A seguir apresentou-se aos fariseus como A LUZ DO MUNDO, ao que lhe redarguiram sobre estar Ele dando testemunho de si próprio. Jesus afirmou que não estava só, mas que o Pai testificava junto dEle. Disse que se não se arrependessem morreriam em seus pecados. E que um dia Ele seria levantado como a serpente ardente, feita por Moisés. A cobra de metal fora feita para que os hebreus olhassem para ela e fossem curados do veneno das serpentes. Jesus disse que seria erguido também e quem olhasse para Ele seria salvo do poder do pecado. Então muitos creram nEle. E a estes Jesus afirmou: se permanecessem nessa fé seriam discípulos de verdade. E então conheceriam a verdade e a verdade os libertaria.

 

Dois destaques: “Conhecereis a verdade”. Que verdade? A única. Não existem duas verdades. Pilatos perguntou a Jesus: “Que é a verdade?” (João 18.38). O silêncio de Jesus era audível o suficiente para que o rei soubesse que ali estava, diante dele, a encarnação da verdade. Jesus Cristo diz: “Eu sou a verdade (João 14.6b). E afirma sobre a Palavra de Deus: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17.17). Em suma: a verdade é a própria pessoa de Jesus.

 

Segundo destaque: “a verdade vos libertará”. Libertar do que? Do poder do pecado, do Inferno, da condenação eterna. Aqueles religiosos conheciam a religião, mas não a Deus. Se olhassem para Jesus e o amassem, então seriam libertados da mentira e da aparência e teriam vida eterna, liberdade para sempre!

 

Este é o sentido da frase. Quem conhece a Jesus é libertado da mentira, das trevas, do pecado e da condenação. Quem olha para Jesus Cristo, pela fé, considerando o Seu sacrifício na cruz do Calvário, recebe de Deus a libertação e a vida, a graça de um coração livre e transformado. Qualquer outra aplicação desta frase é falsa e enganosa.

 

Você já conheceu a verdade? Já está livre? Que Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...