terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1265 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 066 - CUIDADO COM A CONTENDA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 066 – CUIDADO COM A CONTENDA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Está escrito em Provérbios 17.14: “Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas.”
 
No começo era apenas uma pequena divergência na nossa conversa. A prosa, contudo, foi se tornando quente e nervosa. Quando percebi, estávamos em franca e terrível discussão. Aquele jantar terminou sem que encontrássemos novamente a harmonia inicial.
 
Era uma assembleia normal na vida daquela igreja. Não havia nada a tratar que demandasse grandes controvérsias. Contudo, em dado momento, alguém pediu a palavra e questionou um ponto. O presidente sentiu-se agredido e ergueu a voz. Alguém interrompeu-o, defendendo o primeiro e estava estabelecida a batalha. O clima tornou-se azedo e a assembleia foi interrompida, causando grande estrago na comunhão daquela igreja.
 
Era para ser uma festa. Mas tornou-se num grande dissabor. Alguém quis dar um presente diferente, fazendo um vídeo engraçado. O aniversariante não gostou e quis tirar satisfações com o primeiro. O auditório dividiu-se e a festa virou uma briga. Que decepção!

Assim é uma discussão. Assim acontecem as tragédias no trânsito. Quando queremos tirar satisfações por alguém que nos fechou na avenida, que não nos deu passagem numa ultrapassagem ou que buzinou em hora indevida. Uma discussão que começa simples pode virar uma desgraça. Quantos motoristas não chegam ao destino porque foram vitimados pela ira e pela briga momentânea! Tudo poderia ter sido evitado se fôssemos senhores de nosso próprio temperamento, de nossa própria vontade! O fato de estarmos certos não nos dá o direito de ir até as últimas consequências no convencimento alheio, uma vez que ninguém poderá obrigar o errado a mudar de opinião. Uma represa estoura assim, com um pequeno furo. Assim também é o começo de uma briga: um pequeno detalhe, uma palavra dita sem cuidado, uma opinião diferente, uma satisfação não concedida.

Deus espera que sejamos melhores. Deus espera que não caiamos na tentação de uma discussão pequena. Ela pode transformar-se num embate. Entreguemos as nossas causas a Deus e sejamos agentes da paz e da vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...