terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1262 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 063 - A VITÓRIA DO LONGÂNIMO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 063 – A VITÓRIA DO LONGÂNIMO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Os tempos modernos em nosso país nos mostram a falta de inteligência emocional e o despreparo dos homens públicos para serem vencedores em dias de crise. Políticos perdem as estribeiras diante de perguntas comprometedoras e pessoas públicas deixam-se levar pela ira e pelo fervor do momento. Uma carreira rui em questão de minutos, quando se deixa a ira e a fúria dominar a boca.
 
Está escrito em Provérbios 16.32: “Melhor é o longânimo do que o herói de guerra; e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade”.
 
Como é admirável uma pessoa que enfrenta a luta com serenidade, com calma, com brilhantismo e com caráter. Como é bom ver alguém que argumenta com tranquilidade, mesmo que os seus opositores sejam quais cães raivosos aguardando o momento de darem o bote!

Uma cena chamou-me a atenção há alguns anos. Dois grupos políticos estavam prestes ao ataque físico. O batalhão de polícia foi chamado. O oficial de polícia, acompanhado de outros soldados, chegou. Havia gente armada. Ele, então, tomando a palavra, disse: “Senhores, tenho profunda admiração pela carreira que seguem e conheço vários dos senhores das entrevistas e das participações públicas. Sinto-me honrado em estar aqui e gostaria de pedir a cooperação dos senhores. O Brasil espera tê-los como exemplo de compostura e mestres na arte do debate. Peço, por favor, abaixem as armas e me deem a alegria de resolver as divergências num diálogo apropriado. Os senhores podem me atender?” Aquilo foi um bálsamo. Aqueles homens lembraram-se do que representavam e que tinham carreiras a preservar. Este policial transformou o ambiente e desanuviou os ânimos. Assim é alguém com ânimo sereno: capaz de trazer tranquilidade mesmo no meio de uma grande disputa. Assim deveria ser o presidente ou o governador de uma nação ou estado, assim deveria ser o líder de uma equipe ou o pastor de uma igreja. Assim devemos ser em nossa vida, pessoas que têm ânimo sereno e que conseguem apaziguar os ânimos mais acirrados.

Na próxima discussão no trânsito, ou num embate de opinião política, ou mesmo em divergências teológicas, lembre-se disso: um ânimo sereno é mais forte que um soldado armado. Vence o oponente e vence a si mesmo.
 
Que sejamos assim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...