terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1239 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 040 - A MEMÓRIA DO JUSTO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 040 – A MEMÓRIA DO JUSTO

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE. Assim diz Provérbios 10.7: “A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos cai em podridão”.
 
Você se lembra de alguém que foi bom durante a sua vida? Certamente que bom, no sentido de perfeito, não. Este não existe, pois somos pecadores. A Bíblia diz: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Mas pessoas que viveram de forma digna, bela, preciosa, sim, estes existem.
 
Eu tenho em Portugal uma irmã a quem considero a minha mãe portuguesa. Ela faz parte de minha vida. O seu pai tem uma história digna de um livro. Maria Arlete, essa minha mãe portuguesa, nasceu com muitos problemas de saúde. O seu pai procurou recursos para o seu tratamento, mas nada encontrou em Portugal que pudesse fazer jus à necessidade. Decidiu vir para o Brasil, deixando a família aos cuidados da esposa. Foi para o Rio de Janeiro e trabalhou por muitos anos. Quando ajuntava um dinheiro e sonhava em regressar a Portugal, surgia uma necessidade financeira profunda no seio de sua família e o dinheiro tinha que ser usado para tratamentos e suprimentos diversos. Como a esposa e as filhas sofreram! Como esse homem sofreu, a viver anos e anos longe da sua prole! Ele só pôde regressar muitos anos depois, quando as filhas se casaram! Porém, longe de despertar revolta ou tristeza, a família guardou no coração o retrato maravilhoso de um homem honrado, que se ofereceu voluntariamente para que a sua família fosse dia a dia suprida de cada uma de suas necessidades. Ele pôde passar o resto de sua velhice ao lado da esposa e filhas.

A memória dos justos é abençoada. Quando nos lembramos de alguém que foi bom só temos elogios e louvores a tecer. Eu poderia aqui falar de meu pai, de minha mãe, do pastor que levou-me aos pés de Cristo, de irmãos que foram membros de igrejas que pastoreei, de gente digna de lembrança e de imitação. Como eu queria ser como eles! Será que, quando eu me for, a minha memória também será abençoada? Isto vai depender da vida que eu levar hoje. Se eu praticar a justiça, me achegar a Deus e viver com Jesus o tempo todo, certamente que sim. Caso contrário, serei contado entre os perversos e a minha memória se apodrecerá no esquecimento da história.
 
Que Deus nos ajude a sermos justos e que a nossa memória seja lembrada e se torne um marco na vida de quem nos conheceu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...