terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1198 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 12 - NÃO JULGUEIS, PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

12 – NÃO JULGUEIS, PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

 
Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Geralmente tais frases não servem apenas como citação; elas servem para mudar a nossa vida e o nosso conceito do que é certo e do que é errado. Uma das mais célebres é a que está em Mateus 7.1: “Não julgueis, para que não sejais julgados”.

Primeiro: é necessário dizer o que a frase não significa. Ela não significa conivência com aquilo que é errado, uma vez que o resto da bíblia condena uma série de práticas humanas e que nós devemos condenar também. O pecado, por exemplo, deve ser condenado por todos os cristãos. Não julgar também não significa não posicionar-se do lado certo. Pelo contrário, aqueles que ficam em cima do muro, sem posição, já escolheram o seu próprio lado. Deus quer que todos nós sejamos gente definida. Por último, não julgar também não significa não exercer juízo nas áreas em que temos responsabilidades: um pai ao educar um filho, um policial ao deter um criminoso, um juiz ao condenar um réu, um general ao conduzir uma batalha. Todas estas coisas são importantes, necessárias e lícitas e nada têm a ver com a frase do Senhor.
 
Jesus, ao dizer a frase em epígrafe, está a nos chamar a atenção para fazermos juízo temerário a respeito dos outros, das situações ou de atitudes que tiveram origem em motivações muito diferentes daquelas que aparentemente se nos mostraram. Lembro-me de uma injustiça que cometi. Eu estava na varanda da parte de cima de minha casa. Um entregador berrou o meu nome lá da rua várias vezes. Eu desci furioso. Ralhei com ele, dizendo que deveria usar a campainha e não gritar o meu nome pela rua. Quando entrei descobri que ele havia tocado a campainha, mas a minha irmã não atendera porque estava a ninar a minha filha mais nova. O entregador havia ido embora, mas eu tive consciência de que errara, julgando o entregador de forma parcial e injusta.
 
Aqui reside o teor do que Jesus disse: não seja parcial, não seja injusto, não esteja pronto a condenar, não tome decisões pelas aparências. E diz mais: amanhã farão o mesmo conosco, também nos tomarão por ímpios, quando na verdade não estávamos errados! A retribuição virá! Se há algo que nos incomoda é quando somos julgados culpados de algo que não fizemos, de uma insinuação que nos coloca em situação embaraçosa, mesmo que nada tenhamos feito! Por isso devemos ter cuidado no trato com as pessoas e não emitir juízo condenatório à primeira vista. Na verdade devemos crer que Deus é justo e que um dia a justiça prevalecerá e os culpados serão punidos, e os inocentes serão apontados. Que Deus nos ajude a não julgarmos temerariamente. Amém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...