segunda-feira, 28 de março de 2022

memórias literárias - 1277 - A AFLIÇÃO NA VIDA DE QUEM TEM FÉ - SERMÃO

 A AFLIÇÃO NA

VIDA DE QUEM
TEM FÉ - SERMÃO
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
Assista aqui:
 
O sermão redigido:
 
Seria possível um crente fiel, que confia só no Senhor Deus Todo-Poderoso, que faz de Jesus Cristo o seu único e suficiente salvador, atravessar momentos de dor, de tristeza, de aflição, de desespero, de lágrimas sentidas e rosto descaído?
 
Há quem pense que a tristeza, a dor, a lágrima e a aflição são sensações incompatíveis com uma verdadeira vida de fé. Advogam que a fé é antagônica à tristeza, ao desespero e ao rosto caído. Segundo estes a fé é antídoto para toda aflição, para toda depressão, para toda situação de desespero e de dor. Ao contemplarem alguém que diz ter fé e, ao mesmo tempo, atravessa um vale sombrio de aflição, de tristeza, de medo ou de desespero, desconfiam desta pessoa, julgando que não é possível ter as duas coisas: medo e fé, aflição e convicção, lágrimas de dor e confiança. Chegam até a considerar que a sua fé é hipócrita.
 
O que a Bíblia diz sobre o assunto? Ela é o nosso sustentáculo, a nossa base, a nossa fonte de orientação, de disciplina, de esclarecimento e de procedimento. Será que ela tem algo a dizer sobre essa situação? Será que, na Bíblia, ter fé é antídoto contra qualquer tipo de medo, de aflição, de desespero e de angústia?
 
I - PESSOAS DE FÉ ENCONTRADAS NA BÍBLIA
 
Primeiramente consideremos a vida de alguns heróis da fé, encontrados nas páginas das Escrituras Sagradas. Identifiquemos algumas pessoas que experimentaram uma fé tão grande, que se tornou modelo para as nossas vidas e para todo o povo de Deus.
 
a) JÓ - Este homem foi certamente um homem de fé. Era alguém riquíssimo, detentor de poder, de consideração popular, de influência social e digno de ser imitado. Nele encontramos um homem que, após atravessar um grande vale foi coroado de êxito. Perdera tudo, mas ganhara o dobro. Teve longevidade e vigor, enxergando até a terceira geração de sua linhagem. Jó foi um homem de fé incontestável.
 
b) PAULO - O Apóstolo dos gentios, o homem a quem Deus usou para descrever a fé cristã, a igreja do Senhor e para conceituar a teologia de forma clara e cristalina. Um homem que semeou a Palavra de Deus em campos nunca dantes visitados. Ele organizou igrejas, escolheu líderes locais, curou enfermos, realizou milagres, deu testemunho diante dos grandes e soberanos de sua época e foi o maior herói cristão de todos os tempos. Paulo chegou a ser arrebatado até o 3o. céu, onde viu e ouviu coisas impossíveis de serem descritas com palavras. Sua vida, seu exemplo, sua fé, sua confiança são modelares para todos nós.
 
c) DAVI - Um pastor de ovelhas, um guerreiro, um general, um rei, um administrador, um sábio do Senhor. Foi usado por Deus para nos ensinar as mais lindas canções de fé de todos os tempos. Os salmos, escritos por ele, enriquecem a nossa vida cristã e nos fortalecem o coração. O seu procedimento foi exemplar diante de tantas vicissitudes da vida. Ele conseguiu conquistar definitivamente a Jebus, transformando-a em Jerusalém, a cidade de Sião. Conseguiu angariar materiais com os quais o seu filho Salomão construiria o templo, tão necessário para a fé hebraica. E tornou-se alguém chamado de "homem segundo o coração de Deus". Davi foi um homem de fé e dele descendeu o Senhor Jesus Cristo, chamado de Filho de Davi.
 
d) MARIA MADALENA - Mulher que veio de uma prática imoral, mundana, cheia de demônios, mas que teve um encontro com Jesus e foi libertada tanto da influência maligna quanto da vida de pecados. Esta mulher tornou-se uma das mais preciosas servas do Senhor, que acompanhava a Jesus com todo o grupo de apóstolos e de apoiadores. Também foi a primeira que viu o Senhor ressuscitado. Com fé confessou aos apóstolos que falou com o Senhor e que o vira novamente vivo. Quem pode contestar a fé que ela teve?
 
e) JONAS - Um profeta tão importante, que chegou a ser citado pelo Senhor Jesus Cristo como aquele que era exemplo do sinal da ressurreição. Assim como Jonas esteve 3 dias e 3 noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem também estaria no ventre da terra e sairia. Jonas foi um homem tão bem sucedido em sua tarefa de profeta, de proclamador do juízo divino e da Palavra de Deus, que levou a cidade de Nínive inteira à conversão a Deus. Incontestável foi a sua fé e o seu sucesso.
 
f) ELIAS - Este foi um profeta mais do que especial. Sua vida foi claramente diferente da dos demais profetas, assemelhando-se muito ao próprio João, o Batista, que, segundo o Novo Testamento, veio neste mesmo espírito: vestia-se de peles de animais, comia gafanhotos e mel silvestre, era rude e tinha uma mensagem de juízo. Este profeta foi tão poderoso, que não chegou sequer a morrer! Ele foi ao céu sem falecer, levado por uma carruagem de fogo, num redemoinho que o conduziu ao céu. Chegou a aparecer a Jesus no monte da transfiguração. Ele ainda é esperado pelos judeus, ainda é citado como o profeta restaurador. Sua fé é incontestável.
 
Bem, poderíamos terminar estas citações com o grande DOADOR DA FÉ, JESUS CRISTO. Tendo se encarnado, tendo se tornado homem como cada um de nós, despiu-se de todas as suas prerrogativas e plenitude da divindade, usando da fé para realizar os seus sinais messiânicos, para ressuscitar os mortos, para curar os enfermos, para expulsar os demônios, para multiplicar os pães, para transformar o coração de todas as pessoas que cruzavam o seu caminho. Jesus é o modelo vivo da verdadeira fé.
 
II - TAIS PESSOAS ATRAVESSARAM VALES SOMBRIOS COM LÁGRIMAS E MEDO
 
Será que tais pessoas que citei foram em todo o tempo alegres, felizes, rejubilantes, sem experimentar em momento algum as tristezas e aflições, comuns a todos os seres humanos? Será que elas viveram um ufanismo e uma postura de constante vitória, mesmo quando estavam no meio de forte tempestade ou de grande desespero?
 
Vejamos alguns detalhes quanto às suas vidas, que nos esclarecerão muito quanto a isto.
 
a) JÓ -Este herói da fé atravessou por dificuldades muito acima do que qualquer um de nós ousaria pensar em atravessar. Mesmo sendo um homem exemplar teve a permissão divina para que Satanás lhe atacasse ferrenhamente. Primeiro perdeu todos os seus bens. Depois perdeu todos os seus filhos. E por último perdeu a sua saúde, tornando-se uma ferida ambulante, fétida e horrível, com dores incomensuráveis. O que ele disse nessas horas de crise?
 
Deitando-me a dormir, então digo: Quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama até à alva. (Jo 7:4)
 
Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem! (Jo 3:3)
 
Um homem que sofria. Um homem que gemia. Um homem que estava cansado de viver toda essa dor. Ah, Jó, como você era humano como eu! Que consolo eu encontro em vê-lo expondo a sua própria dor! Ainda assim Deus o nomeia como um dos três homens de maior fidelidade e justiça, quando conversa com Ezequiel! Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor Deus. (Ez 14:14)
 
b) PAULO, O APÓSTOLO . Este homem, que conhecia a Deus de forma especial, que vira ao Senhor, que fora arrebatado até o terceiro céu, que ouvira a Cristo pessoalmente, atravessava vales extremamente sombrios. Ouçamo-lo em sua aflição:
 
E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. (Fp 2:27)
 
Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes. (2Tm 1:15)
 
Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. (2Tm 4:16)
 
Ah, Paulo, como o seu testemunho claro e transparente me ajuda a atravessar os meus vales pessoais! Você sofria tristezas, quando percebia irmãos queridos que adoeciam, que sofriam, igrejas que se desviavam da fé! Você foi deixado sozinho por antigos colaboradores na obra missionária e, quando atravessou o julgamento de sua fé, não encontrou uma única pessoa que estivesse a seu favor, ou no auditório, ao seu lado; atravessou a injustiça e a perseguição absolutamente sozinho! E ainda assim tornou-se o mais produtivo de todos os apóstolos e o homem que nos conceitou o cristianismo e a fé!
 
c) DAVI - Este rei, que não foi um homem perfeito, conquanto crente, que pecou ao longo de sua vida e atravessou momentos dificílimos, também expressou toda a sua dor em textos como esses:
 
Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha morte; quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o, que amaldiçoe; porque o SENHOR lho disse. (2Sm 16:11)
 
Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração. (Sl 38:8)
 
Que bom, Davi, que expôs a sua intimidade interior para a minha edificação! Ancestral de Jesus, tendo o próprio Cristo o título de FILHO DE DAVI, foi também um homem de dores e que sabia o que era o sofrimento! Seu próprio filho tomou o seu trono, depois foi morto e seu pai chorou copiosamente a sua morte. Outros filhos mataram-se mutuamente e a espada não saiu de sua família. No fim sentia tanto frio que precisava ser aquecido. Mas isso não turvou a clareza de sua fé e a autenticidade de sua experiência com Deus!
 
d) MARIA MADALENA - Esta serva do Senhor estava quebrantada, entristecida, de luto e tremendamente fragilizada com a morte de Cristo. A encontramos aqui, neste texto, em todo o seu sofrimento:
 
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. (Jo 20:15)
 
Ah, Maria, que soube dar vazão ao seu luto, que estava tremendamente incomodada pelo sumiço do corpo do Senhor, que sofria amargamente pelo suposto fim do discipulado de Jesus! Foi a você que o Senhor mostrou-se ressurreto primeiramente, dando-lhe esta dádiva da primazia das aparições! Que bênção saber que, mesmo no meio do luto, a sua fé foi contemplada por Deus!
 
e) JONAS - Jonas também sofreu, ainda que por causa de sua própria rebeldia, por sua própria insistência em não ir onde Deus o enviara. Tendo sido tragado por um grande peixe, clamou e foi liberto. Mas ao profetizar a destruição de Nínive, um país odiado pelos judeus por causa da crueldade com que tratavam a eles e a todos os povos, viu que Deus não executaria o juízo e sentiu-se profundamente frustrado, como quem proclamara a toa um juízo inexistente. Ele, então, deprimido, senta-se e vê uma aboboreira que cresce e que lhe faz sombra. Mas ela logo murcha e morre. Assim o ouvimos:
 
E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver. (Jn 4:8)
 
Ah, Jonas, como você é humano! Como a sua transparência ajuda a minha fé, uma vez que eu também tenho momentos em que vejo a minha aboboreira morrer subitamente, frustrando-me em pequenos consolos e pequenos agrados que a vida se me apresenta. E como sou grato por encontrar o Senhor Jesus citando-lhe, não como um falso profeta, mas como O PROFETA JONAS, aquele que Deus separou, usou e abençoou em seu ministério efetivamente bem sucedido! Podemos, sim, atravessar momentos assim em nossas vidas!
 
f) ELIAS - Com situação similar encontro Elias orando com a mesma insensatez:
 
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. (1Rs 19:4)
 
Elias fugia de Jezabel, a ímpia imperatriz de Israel, depois de ter obtido vitória sobre 450 profetas de Baal! Um profeta bem sucedido, que corre por causa de uma ameaça! Esse mesmo Elias é quem aparece ao lado de Jesus na transfiguração e é o maior dos profetas do Velho Testamento, excetuando-se João, o Batista, chamado de o maior daquela era. Ele foi um dos dois únicos que não passou pela morte. Ah, Elias, como o seu testemunho me mostra a fragilidade de nossas emoções! Há dias em que queremos morrer, em que queremos sumir, em que queremos desaparecer! E você venceu a tudo isso!
 
g) JESUS - O Senhor Jesus Cristo afirmou:
 
Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. (Jo 16:32)
 
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. (Mc 14:34)
 
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt 27:46)
 
Será que algum cristão, em sã consciência, ousaria questionar a fé do DOADOR DA FÉ? Jesus Cristo sentiu-se TRISTE, sentiu-se DESAMPARADO, sentiu-se SÓ. Ah, meu Deus e meu Senhor, que encarnou-Se e tornou-se como um de nós, experimentando tudo isso que nós também experimentamos! O Senhor sentiu tristeza, como eu também sinto muitas vezes! O Senhor sentiu-se desamparado, como também eu muitas vezes me sinto. E, por fim, o Senhor sentiu-se só, como tantas vezes eu também me sinto! Por isso não me condeno quando sinto tais coisas, ainda que aqueles que desconhecem a Palavra condenem as aflições na vida de um crente!
 
 
III - FÉ E ANGÚSTIA DIANTE DA SOBERANIA DE DEUS
 
Os casos acima nos mostram que TRISTEZA E FÉ NÃO SÃO INCOMPATÍVEIS. TRISTEZA é uma EMOÇÃO; FÉ é um DOM e UMA CONDIÇÃO. Ainda que eu esteja emocionalmente triste, desesperado, ofegante, angustiado, isto não desfaz o meu DOM e a minha CONDIÇÃO DE CRENTE: Eu mantenho-me crente, mesmo no meio das dificuldades. Por isso encontro consolo e paz nas seguintes expressões bíblicas:
 
Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. (1Ts 4:13) - A tristeza do luto pode ser tratada pela graça do Senhor. Mas o luto é real e nós podemos atravessar por ele.
 
Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. (Jo 16:20). A nossa vida cristã traz consigo muito sofrimento, muita dor e muita perseguição. A promessa divina, contudo, é que um dia, quando estivermos todos reunidos com o Senhor, a nossa tristeza se converterá em alegria. Neste caso específico, quando os apóstolos vissem ao Senhor ressuscitado; no nosso caso, quando contemplarmos pela primeira vez ao Senhor.
 
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase? (2Co 11:29). Paulo está a dizer: " Vocês acham que eu não sou humano como vocês? Vocês acham que eu não me sinto fraco, que eu não fico escandalizado, que eu não me irrito? Como podem pensar assim?
 
 
Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2Co 12:10) - O Apóstolo Paulo dizia que as suas fraquezas, injúrias recebidas, necessidades pelas quais passava, perseguições que se lhe afligiam ou angústias que sentia eram sinônimos de sua fraqueza pessoal, que dariam campo para que a força de Deus nele se expressasse.
 
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. (Ap 21:4) - Um dia venceremos toda morte, toda lágrima, todo pranto, todo grito de angústia, toda dor. Um dia seremos livres de tudo isso.
 
IV - A SOBERANIA DE DEUS PREVALECE E NOS FORTALECE
 
 
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. (Jo 13:7)
 
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)
 
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. (Jr 29:11) - o que Deus disse ao reino do Sul, Judá, e a Jeremias, diz também a nós.
 
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rm 8:28)
 
CONCLUSÃO
 
1. O crente pode passar por tristezas, por dores, por aflições, sem perder a sua fé, a sua confiança e o seu estado de agraciado, de salvo, de servo do Senhor. A tristeza e a aflição não renegam a fé; pelo contrário, através das provações somos transformados por Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, (Rm 5:3)
 
2. Não devemos julgar um irmão que atravessa aflições, desespero, luto, dor ou que está com o rosto entristecido. Ele tem como companheiro antigos heróis da fé, que nos deixaram sólido exemplo: Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Sl 30:5)
 
 
3. Devemos ter compaixão pelos que sofrem e unirmo-nos a eles em suas aflições, ajudando-os com a companhia, com as súplicas, com o apoio e com a compreensão. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. (Rm 14:13)
 
Espero que estas considerações nos auxiliem enquanto atravessamos por provações, bem como nos façam compreender que o próximo, que atravessa momentos de instabilidade, não perdeu a sua fé ou a sua vitória, mas está sendo provado pelo Senhor. A nossa súplica é para que ele vença a tudo e que nós, pela mesma graça de Deus, suportemos o que também tivermos que passar.
 
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1Jo 5:4);
 
Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. (Tg 5:9)
 
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista em Barbosa, estado de São Paulo
27 de março de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...