terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1189 - FRASES CÉLEBRES DE JESUS - 03 - NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES

 FRASES CÉLEBRES DE JESUS

03 – NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES

 

Cordiais saudações a todos! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série FRASES CÉLEBRES DE JESUS. Hoje meditaremos sobre a que foi registrada no Evangelho de João, capítulo 16.33: “Tenho-vos dito estas coisas para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo: eu venci o mundo.”

 

Jesus estava se despedindo dos amedrontados apóstolos. Eles haviam celebrado a primeira Ceia do Senhor, um ato memorial em que daí para frente deveriam trazer à lembrança as coisas que ali estavam acontecendo: sua dor, sua entrega, seu sacrifício, sua morte e quiçá, sua ressurreição. Os apóstolos estavam perplexos e atônitos. Eles esperavam por um Messias político, um homem que se tornasse o Rei de Israel e os livrasse do jugo do Império Romano. Eles esperavam que as profecias de um reino eterno dos remidos do Senhor tivesse início. Eles não contavam com um Messias que era o cumprimento de Isaías 53, o “Servo Sofredor”, que se faria cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo. Eles não esperavam que fosse preso, que se tornasse o mais indigno de todos os homens no conceito dos governantes e que fosse abandonado pelos seus próprios seguidores. Eles estavam tristes. E sabiam que, depois do cumprimento de tudo seriam perseguidos e fatalmente seriam mártires pela fé que lhes fora confiada. Eles deveriam saber que teriam aflições. “No mundo tereis aflições”.

 

Há muitas pessoas que aderem à fé cristã motivadas pela falsa promessa de cura de todas as enfermidades, prosperidade em qualquer período de crises, a solução de todos os problemas existências, sociais, emocionais e familiares, e a vitória sobre tudo o que fizessem. Ledo engano! Jesus Cristo, que disse a frase em epígrafe, estava por ser entregue aos principais sacerdotes e escribas. Seria massacrado, humilhado, esbofeteado, chicoteado, sangrado, ridicularizado, pregado numa cruz e verteria até a sua última gota de sangue. Quem somos nós para exigirmos de Deus algo diferente? Quem somos nós para recebermos um atestado de segurança contra aflições humanas? Quem aderiu a esse tipo de fé foi enganado e está perdido. Faz-se necessário converter-se de verdade e tornar-se um seguidor do “Homem de Dores”, que é Jesus.

 

No mundo temos aflições! Podemos adoecer, sofrermos acidentes, ter a integridade física ameaçada. Mas, por outro lado, podemos ter certeza de que, ao final, nos levantaremos ressurretos, transformados, com corpos incorruptíveis, com vestes alvas e aptos a viver por toda a eternidade com Deus. Se tivermos essa confiança nós também venceremos o mundo a cada dia.

 

Você tem aflições? Creia-me: Jesus Cristo venceu e você as vencerá também. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...