terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1248 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 049 - BOCA VIGIADA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 049 – BOCA VIGIADA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Está escrito em Provérbios 13.3: “O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína;”
 
Eu já vi um ministro cair por causa das palavras tolas que disse, quando a reportagem estava no intervalo. Os canais de televisão normais não transmitiam, mas em tv por satélite sim. Então, quando ele se expressou antagonicamente ao que falou na reportagem, foi confrontado e pediu a demissão.
 
Eu já vi um casamento ir à falência por causa de palavras insensatas. O marido deixou o celular ligado e, enquanto mantinha conversas inapropriadas com uma colega de trabalho foi ouvido pela esposa, que gravou a tudo. Depois, confrontando-o, não teve como se explicar. Então a esposa o deixou e o seu casamento foi destruído.
 
Eu já vi um ministro do evangelho cair do ministério. Ele costumava gravar as conversas em gabinete pastoral. E, sem que percebesse, alguém entrou nas gravações e postou no grupo de membros da igreja, num aplicativo de comunicações. O escândalo foi terrível e ele deixou a igreja em 48 horas.
 
Em boca fechada não entram mosquitos, já diziam os antigos. E quem fala demais terá que arcar com as consequências. Hoje a maioria das pessoas se expressa acima do normal em comunicações virtuais e depois arca com duras consequências. Atletas perdem patrocínio. Artistas perdem os papéis em peças e filmes. Políticos perdem indicações e as próprias eleições. Quem fala demais costuma mostrar o que há dentro de si. Jesus bem falou: Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. (Mt 15:18). O salmista disse: Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios. (Sl 141:3).
 
A nossa boca deve ser seletiva e dizer apenas o que for bom para a edificação.  A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Cl 4:6). Quem faz bom uso das palavras colherá bons resultados e será respeitado. Que avaliemos o conteúdo de nossas palavras e que sejamos prudentes. Que Deus nos ajude. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...