sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1070 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 002 - OBEDECER AOS PAIS

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 002 – OBEDECER AOS PAIS


 
1070
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Se há algo que agrada ao coração de Deus é que os filhos obedeçam e respeitem aos seus pais. Assim diz Provérbios 1.8: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe”.
 
Eu posso dizer que fui bem-aventurado por ter nascido na casa de meus pais. Eu tive pais maravilhosos, que me ensinaram a viver e a respeitar a Deus e ao próximo. Eu recebi valores desde pequeno, que muito contribuíram para eu ser quem hoje sou.
 
O meu pai me ensinou a trabalhar. Ele me dizia: “Filho, jamais meça o esforço do teu trabalho pelo salário que ganhares; faze sempre o teu melhor.” Que bênção de conselho! Papai era um homem trabalhador. Ele fazia de tudo um pouco: era eletricista, encanador, pedreiro, datilógrafo, agricultor. Conquanto trabalhasse no serviço burocrático construiu a nossa própria casa com o suor de seu rosto e o esforço de minha mãe. Ele me ensinou a trabalhar.
 
Mamãe, por outro lado, me ensinou a servir. Sua irmã tinha problemas nas pernas e não podia fazer a feira. Então mamãe comprava os víveres, pegava uma sacola de cada lado e andava quase dois quilômetros, subindo ruas e descendo escadas, para semanalmente levar a feira para a minha tia. Quanto carinho! Ela cuidou de quase todos os idosos de nossa rua. Ela estava disposta a hospedar quantos fossem em nossa casa. Criou a mm, ao meu irmão e esteve ao lado de meu pai até a sua morte. Mamãe ensinou-me a servir.
 
Felizes os filhos que enxergam em seus pais os ensinamentos mais preciosos para a vida! Felizes os que podem levar os mesmos ensinos aos seus filhos. Peço a Deus que me dê a graça de ensinar aos meus pequeninos o que aprendi com os meus pais. E peço a Deus por cada um dos ouvintes, para que também  tenham a graça de valorizar o ensinamento de seus pais e de praticá-los, ensinando-os aos próprios filhos. Eu sei que há pais ruins, cujos ensinamentos não são dignos e nem contribuem para o crescimento de um ser humano. Estes filhos poderão olhar para Jesus e dEle seguir os ensinamentos, muito melhores do que os que recebeu precariamente em casa. E buscarem, caso sejam pais agora, não errarem com os seus filhos, mas educá-los no temor de Deus e no ensino de valores preciosos, que ajudarão a formar homens e mulheres de bem. Que assim seja e que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...