sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1082 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 014 - RETÉM A INSTRUÇÃO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 014 – RETÉM A INSTRUÇÃO

 
1082
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Provérbios 4.13 diz assim: “Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”
 
Um instrutor de paraquedismo tem grande responsabilidade no ensino das técnicas desta prática aos alunos. Os alunos, por sua vez, se quiserem continuar vivos precisarão reter o conhecimento e usá-lo na hora em que se lançarem pelo céu. Se eles não prestarem atenção nas atitudes que tomarem no ar, se não souberem manusear o paraquedas, se não souberem puxar a corda auxiliar caso a primeira falhar, terão um fim trágico. Por isso a necessidade de reter a instrução.
 
Um médico tem que aprender as técnicas de sua área de aprimoramento para fazer um bom trabalho e salvar a vida do doente. Quando estiver em uma cirurgia e ver o organismo aberto e cheio de sangue deverá recordar-se do que cada veia é responsável, o que cada órgão faz, como retirar os tumores, como conter hemorragias e como suturar o paciente. Se ele se esquecer colocará em risco a vida do doente. O seu papel será crucial para o bem ou para o mal do doente.  Por isso, enquanto estudante, terá que guardar e reter o conhecimento.
 
Nós também, como cristãos, devemos reter em nosso coração e em nossa mente tudo o que conhecemos sobre o Senhor, sobre a vontade de Deus e sobre como combatermos as tentações e vencermos a Satanás. No meio do ataque do inimigo devemos usar bem as armas da fé, sabendo como orar, como ler a Palavra, como obedecer e como fugir das ciladas que nos estão preparadas. Numa discussão familiar devemos nos lembrar de como Deus quer que nos relacionemos com a esposa, com o marido, com os filhos, com os pais. Nas dificuldades profissionais devemos ter a cabeça no lugar, não dando lugar às emoções alvoroçadas, mas praticar o que a bíblia ensina sobre mansidão e decisões prudentes. Quando estamos no volante de um carro devemos respeitar os outros motoristas e conduzir o automóvel com responsabilidade e com amor, sabendo que muitas vidas dependem de nossa direção segura.
 
Enfim, os ensinamentos bíblicos e os sábios conselhos de nossos pais devem sempre estar à nossa disposição na mente, para que façamos as melhores opções e mantenhamos a nossa vida com segurança e com equilíbrio. Deus quer nos tornar sábios, inteligentes, prósperos e praticantes da Palavra. Retenhamos o conhecimento bíblico no coração. Que assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...