sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1134 - SANTIDADE AO SENHOR - 11 - SANTIDADE NAS ESCOLHAS PESSOAIS

 memórias literárias - 1134 - SANTIDADE AO SENHOR - 11 - SANTIDADE NAS ESCOLHAS PESSOAIS

1134

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Temos estudado o tema SANTIDADE e sua aplicação em vários aspectos de nossa vida. Hoje gostaríamos de refletir sobre a santificação nas nossas decisões pessoais.

 

Lemos na Bíblia: Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. (Sl 40:8). Se há algo que um verdadeiro cristão tem prazer é o de escolher a vontade de Deus para a sua vida. E como descobri-la?

 

Está escrito: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2). Segundo a Bíblia, para conhecermos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus devemos ter o nosso entendimento renovado pela Palavra de Deus e não aceitarmos os padrões imorais, rebeldes e satânicos deste século, deste mundo. Os padrões morais desta sociedade não nos servem. A linguagem chula das redes sociais não nos representa. A corrupção dos governantes não nos agrada. A rebeldia contra as autoridades, sejam familiares ou públicas, não são nossas práticas. Assim, inconformados com este mundo, mergulhamos nos ensinamentos bíblicos, buscando o querer divino para as nossas decisões. E saberemos que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.

 

Qual é a vontade de Deus para com a nossa vida profissional? O seu desejo é que sejamos trabalhadores incansáveis, dedicados e que o façamos primeiramente ao Senhor. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. (Ef 4:28). Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. (1Co 3:8). O nosso trabalho deve buscar a glória de Deus. Assim, trabalhos que sejam desonestos, imorais, indecentes ou violentos não se enquadram nisto. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Cl 3:23).

 

Qual o querer de Deus para com os nossos planos futuros? Certamente o são de prosperidade completa, não meramente financeira. Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. (Ec 11:1). O texto fala sobre semeadura. O crente é prudente e muito meticuloso no planejamento do futuro. A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. (Pv 13:4). Quanto ao tolo, ele apenas sonha e nada conquista. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. (3Jo 1:2). Um cristão com vida santa não toma decisões em afogadilho, repentinas, mas planeja e as executa com perfeição. Prepara de fora a tua obra, e aparelha-a no campo, e então edifica a tua casa. (Pv 24:27). Jesus afirmou: O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. (Mt 12:35). O cultivo de um bom coração, centrado em Deus e confiado na graça do Senhor promove planos maravilhosos para o futuro.

 

E quanto à formação da família? Um cristão santificado não baseará a escolha de uma boa esposa na beleza física ou nos bens materiais. Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada. (Pv 31:30). Para escolher uma boa esposa o cristão buscará alguém que tenha o mesmo amor pelo Senhor, que trate bem os próprios pais (pois será o retrato do tratamento que terá para com ele) e que seja virtuosa. A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. (Pv 12:4).

 

Já a moça crente não buscará para ser seu marido um homem bonito ou rico, que ostente o que não é de fato. Quantas moças acabaram com as suas vidas ao valorizarem a motocicleta do rapaz, o porte físico ou a lábia sedutora? Não, não é assim que se escolhe. A mulher cristã pedirá a Deus que lhe mostre um homem bom, trabalhador, digno, que respeite e honre os próprios pais e que ame a Deus acima de tudo. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Sl 1:1). Ela procurará alguém digno de sua confiança e que coloque Deus em primeiro lugar do seu coração. O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo. (Pv 11:17).

 

Por fim, o cristão em santificação buscará colocar em prática a vontade de Deus em sua vida, deixando de lado os seus caprichos e ilusões, e centrando os seus pés em andar nos caminhos do Senhor. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel. (2Cr 17:4). Como é doce lermos de alguém que andou com Deus, buscou os ensinamentos bíblicos recebidos de pais cristãos e deu bom testemunho ao longo de sua vida!

 

Prezado ouvinte, Deus deseja que façamos as melhores escolhas e que sejamos criteriosos em tudo. Coloquemos, pois, em primeiro lugar a vontade de Deus, e sigamos em paz todos os nossos dias, testemunhando que Cristo é o nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...