domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1153 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 09 - A FÉ QUE PREPARA PARA A MORTE

 memórias literárias - 1153 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 09 - A FÉ QUE PREPARA PARA A MORTE

 

1153

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Estamos a refletir sobre A FÉ QUE FAZ VIVER. A morte, contudo, é uma realidade na história de todo ser humano. Assim, pensaremos hoje na FÉ QUE PREPARA PARA A MORTE.

 

Temer a morte é unanimidade para todo mortal. Alguém já disse que para morrer basta estar vivo. E ninguém, em sã consciência, deseja morrer. Sabemos que há moribundos sofredores que, por causa de dores agudas, desejam a morte para evitar tanto sofrimento. Mas não é algo que, em sã consciência e em condições naturais, desejariam. Também sabemos de gente desiludida e depressiva, humilhada e derrotada, que não encontra mais motivo para estar viva e suicida-se. São fatos lamentáveis, mas existem.

 

Será que a fé nos prepara para a morte? Infelizmente o ufanismo da mentira propaga por toda a parte que a verdadeira fé apenas traz vida e vitória, cura e prosperidade, felicidade e realização. Eles escondem a verdade, pois a nossa vida não é uma música de nota única. Há, como numa sinfonia, um momento de alegria; outras tantas, de rotina e, ainda outras, de tristeza. São os alegros, os intermezzos, os ma non tropo etc. A vida é uma sequência. E a morte continua a existir. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. (1Co 15:26). Esse dia ainda não chegou. Quando chegar poderemos cantar com toda a realidade: Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? (1Co 15:55). Cristo morreu também. Mas Ele, como a primícias dos que dormem, ressuscitou e saiu vivo dentre os mortos. A sua promessa foi clara para todos os crentes: Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6:40).

 

Já vi muita gente morrer nestes meus 52 anos de vida. Vi gente desesperada, aguardando o encerramento de seu tempo. Carregadas por pecados, com a consciência pesada e incapazes de consertar os estragos, temiam a hora derradeira. E morreram com gritos de desespero. Já vi gente que morreu acidentada, esfacelada, com o corpo esmagado. Em contrapartida, vi gente que morreu com a mais gloriosa paz do Senhor. Um destes servos morreu em meus braços. Eu era pastor da Igreja Batista em Bela Vista, em Osasco, SP. O irmão Antonio, esposo da irmã Isabel e pai do irmão Dival, havia sofrido derrames e já não respondia a medicamentos. Estava inerte no sofá. Todos sabiam que sua hora era chegada. Fui visitá-lo. Cantei, orei, confortei a irmã Isabel e saí. Na escada eu senti forte desejo de voltar. Voltei. Os presentes não entenderam. Então fui até o irmão Antonio, coloquei a mão sobre a sua cabeça e orei, dizendo: “Senhor, graças te dou pela vida do Teu servo!”. Ele, em coma, abriu os olhos, olhou-me, olhou a sua esposa, deu um sorriso e faleceu. Todos ficaram perplexos, inclusive eu. Ali estava um homem cuja fé preparou-o para a partida.

 

Basta olharmos a Bíblia para vermos a maneira dócil com a qual os servos do Senhor enfrentam a morte. Jacó chamou seus filhos, abençoou-os e partiu para o Senhor. O Rei Davi deu conselhos a Salomão e partiu para Deus. Simeão, ao contemplar Jesus bebê, disse: “Agora despede em paz o Teu servo, Senhor, pois os meus olhos já contemplaram a Tua salvação!”. O crente está preparado para morrer. O crente não tem preocupação com o Inferno, pois Jesus Cristo levou sobre Si os seus pecados e agora não há mais fatura em seu nome. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (Jo 5:24). O Apóstolo Paulo, falando sobre morte, diz: Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. (Fp 1:21). Prestes a falecer, ele afirmou: Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2Tm 4:8). E o Senhor afirma no livro de Apocalipse: E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem. (Ap 14:13).

 

A fé em Cristo traz paz. Paz para viver e paz para morrer. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz (Jo 16:33). Assim diz a Escritura Sagrada: Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; (Rm 6:8).

 

A fé verdadeira não nos faz apenas vitoriosos em vida, cheios de ânimo, alegria e determinação para viver. Ela nos prepara de forma tranquila e completa para a morte, para o fim de nossa jornada. Nós não passaremos sós pela morte. Os amigos vão até a beira da sepultura em nossa companhia, mas o Senhor Jesus Cristo nos acompanha, nos leva e nos recebe na glória do Seu Reino eternal. Ao ladrão arrependido, crucificado ao Seu lado Ele disse: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lc 23:43). Para o Paraíso iremos também, se crermos em Jesus Cristo de todo o nosso coração.

 

Que Deus abençoe a cada ouvinte, firmando-se na fé em Cristo, obtendo dEle uma vida produtiva e uma morte tranquila. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...