sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1135 - SANTIDADE AO SENHOR - 12 - SANTIDADE NA CERTEZA ESCATOLÓGICA

 memórias literárias - 1135 - SANTIDADE AO SENHOR - 12 - SANTIDADE NA CERTEZA ESCATOLÓGICA


1135

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Nós bem sabemos que o fim de nossa vida não é a morte; pelo contrário; ela é apenas um portal para o resto da eternidade. Se andarmos com Deus agora iremos para a Sua presença, desfrutando da salvação provida por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Se, todavia, formos rebeldes aos ensinos bíblicos, não entregando a vida para Jesus e nem fazendo caso de Sua vontade, iremos para o inferno, um lugar horrendo e definitivo, que se transformará no lago de fogo e de enxofre pelos séculos dos séculos.

 

A santificação envolve o sentimento escatológico e o desejo da volta de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos em Jerusalém, após converterem-se ao Senhor, acreditavam que Jesus Cristo iria voltar muito em breve. Então venderam as suas propriedades e fizeram um caixa só, morando juntos e tendo tudo em comum, acreditando que em questão de dias ou meses Jesus voltaria para leva-los ao definitivo lugar. Isto não aconteceu. Posteriormente o Apóstolo Paulo teve que instar com alguns crentes da igreja em Tessalônica que, por causa de sentimentos escatológicos, acabavam por não trabalharem e a viverem ociosamente. Assim ele disse: Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. (2Ts 3:10). Os apóstolos também tinham sólido desejo da volta de Jesus, chegando mesmo a aconselhar ao povo que estivesse de prontidão. Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; (1Co 7:29). Mas Jesus também não voltou naquele tempo. De lá para cá mais de dois mil anos se passaram. Por que Jesus Cristo ainda não voltou?

 

Pedro, o Apóstolo, afirma com a sabedoria divina: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. (2Pe 3:9). Cristo ainda não voltou porque o número dos salvos não se completou ainda. A longanimidade do Senhor faz com que Ele aguarde a conversão do último cristão para, depois, regressar. O sinal derradeiro está registrado aqui: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mt 24:14). Devido às inovações tecnológicas estamos prestes a traduzir tudo para todas as línguas e, assim, com rapidez, toda e qualquer nação, povo ou idioma terão um testemunho de Cristo para conhecer. Segundo este texto, então o fim virá.

 

Os sinais apontam para a volta iminente do Senhor Jesus Cristo. As florestas por todo o mundo estão a arder, com focos de queimada em todos os continentes. Isto nos lembra o texto que diz: E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória. (Ap 16:9). Os maremotos e as tsunamis estão acontecendo em todos os anos, com mais ou menos vítimas. E o mundo geme de medo com tais acontecimentos. Isto também havia sido previsto: E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. (Lc 21:25). As guerras se propagam por todos os continentes e deixam o mundo perplexo com tantos conflitos e batalhas. Não se trata mais de algo localizado, regional, sem consequências globais. Lemos na Bíblia: Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. (Mc 13:8). Pais têm matado os próprios filhos por causa de herança ou abuso sexual. Também lemos no Novo Testamento: E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. (Mt 10:21). E, para completar, um fator que era desconhecido dos cristãos de 80 anos atrás agora tornou-se evidente sinal da volta do Senhor: a restauração do Estado de Israel. Diversas profecias não teriam cumprimento literal porque eram explicitamente alusivas a Israel. Como esta nação tornou-se extinta por quase dois mil anos, muitos cristãos interpretavam esses textos figuradamente. Em 1948, porém, com a restauração do Estado de Israel, tudo mudou. As fronteiras voltaram a existir, o ataque a este país tornou-se literal e as profecias adquiriram cores reais e não figurativas. Concluímos que a volta do Senhor está literalmente próxima.

 

Para completar o quadro de iminência da volta de Jesus, as igrejas cristãs têm abandonado a fé. Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, (2Pe 3:3). Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. (2Tm 3:1). Este é o tempo de hoje e os que se santificam devem se preparar para a volta do Senhor. E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração. (1Pe 4:7).

 

Está o ouvinte atento à volta do Senhor? Preparemo-nos para o dia de Seu regresso, com poder e grande glória. Que Ele nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...