sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1108 - SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS - 11- 13 - PAULO PARTE 2

  

SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 11 - PAULO PARTE 2
 
1108
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO. Estamos no 11º. estudo e louvamos a Deus por ter nos ajudado e iluminado nestas reflexões. Neste ponto continuaremos a falar sobre o APÓSTOLO PAULO.
 
Qual era a aparência física de Paulo? Nós não sabemos, exceto o que as literaturas antigas diziam. Ele mesmo diz que não era alguém impressionante e tinha aparência franzina (I Coríntios 2.3 e II Coríntios 10.10). Uma obra apócrifa intitulada ATOS DE PAULO E TECLA diz que ele era de pequena estatura, cabelos ralos, pernas tortas, sobrancelhas ligadas, nariz redondo e tinha rosto angelical.
 
Não há evidências de que Paulo tenha conhecido ao Senhor. Em 2 Coríntios 5.16 lemos: “Assim que nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne e, se antes conhecemos a Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo." . Seus parentes crentes e a morte de Estêvão o impactaram. At 8.1: “E Saulo consentiu na sua morte”; Rom 16:7: “Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes .. estavam em Cristo antes de mim”.
 
A conversão de Paulo é narrada em At 9,22 e 26, afirmando: 1) Paulo seguia decidido a perseguir a Igreja de Cristo em Damasco, aprisionando os cristãos e, se necessário, consentindo em sua morte; 2) Uma luz fortíssima brilhou, ele caiu e a voz de Jesus com ele falou. “Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrar contra os aguilhões”, ou em uma linguagem mais popular: “Você está se ferindo como o boi que dá coices contra a ponta do ferrão!” (Linguagem de Hoje, SBB). 3) Cristo lhe disse que havia uma grande missão para ele: testemunhar de Jesus até entre os gentios e as autoridades romanas.
 
Paulo foi batizado por Ananias, que só foi fazê-lo porque o próprio Senhor lhe ordenara enquanto orava (At 9.10-11, 17-19).
 
Por 3 anos Paulo ficou a pregar em Danasco, conforme Gl 1.17.
 
Fugiu para Jerusalém e foi apresentado à liderança apostólica por Barnabé.
 
Talvez tenha permanecido por apenas duas semanas, pois precisou fugir dos judeus que lhe perseguiam, indo para Tarso, sua cidade natal.
 
Lá ele ficou por dez anos. E daquele período nada sabemos, exceto que Barnabé ouviu falar dele e foi buscá-lo para servir na florescente Igreja de Antioquia, segundo Atos 11.25-26.
 
Durante um ano eles ensinaram e pregaram naquela boa igreja.
 
Barnabé e Paulo foram enviados junto com presbíteros para Jerusalém com uma oferta aos pobres que atravessavam uma fome intensa. Isto está em Atos 11.30.
 
Em 46 d.C Paulo e Barnabé são escolhidos pelo Espírito Santo para uma viagem missionária, a Primeira Viagem de Paulo (Atos 13.2-3).
 
Os apóstolos atravessaram a Ilha de Chipre e o sul da Galácia, conforme Atos 13 e 14.
 
Eles criaram uma regra para o trabalho: primeiro procuravam uma sinagoga judaica ou, se não encontrassem, um “lugar de oração” dos judeus. Ali anunciavam o Messias. Somente depois estendiam o trabalho para os gentios do local. Assim está em Atos 13.46, quando disseram aos judeus que iriam aos gentios, dada a rejeição que tiveram da mensagem de Jesus.
 
Conseguiram estabelecer assembleias cristãs locais (IGREJAS) em Antioquia da Psídia, Icônio, Listra, Derbe e possivelmente Perge.
 
O afluxo de gentios nessas assembleias locais fazia com que os judeus convertidos se perguntassem se deviam ou não guardar a lei de Moisés também, submetendo-se à circuncisão, guarda do sábado, festas etc. Os cristãos de Jerusalém viviam assim.
 
Em 49 d.C eles voltam a Antioquia.
 
Paulo vê esse movimento judaizante naquela igreja e expressa-se contrário. Nessa ocasião o Apóstolo Pedro, que com eles estava, ao ver cristãos de Jerusalém chegarem, afastou-se da comunhão pública com os gentios convertidos. Paulo o repreende duramente, conforme Gálatas 2.14.

Começa a escrever epístolas às igrejas recém-organizadas e na dos Gálatas expressa a sua posição claramente: “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus; também temos crido em Cristo Jesus, paa que fôssemos justiçados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado”. Gálatas 2.16.
 
Continuaremos no próximo estudo com a vida do Apóstolo Paulo. Até lá, se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...