sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1103 - SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS - 06 - 2 - A VIDA DE ANDRÉ E 3 - A VIDA DE TIAGO

  

SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 06 - 02 - A VIDA DE ANDRÉ E 3 - A VIDA DE TIAGO
 
1103
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO e estamos no sexto estudo. Vamos conhecer um pouco a história do 2º. Apóstolo.
 
Seu nome: ANDRÉ. Era um nome grego e o significado é “VARONIL, MÁSCULO”. Ele era natural de Betsaida, ao pé do Lago de Genesaré. O seu irmão era Pedro. Sua profissão: pescador. O seu pai se chamava JOÃO ou JONAS, o mesmo pai do Apóstolo Pedro. Residia em Cafarnaum com Pedro, seu irmão (Mt 4.18; Mc 1.16,18,29).
 
André foi discípulo de João, o Batista e por este é apresentado a Jesus, conforme lemos em João 1.40. Foi dele o convite para que Pedro seguisse a Jesus, conforme João 1.35-42. É importante dizer que João menciona um ministério de Jesus anterior ao historiado pelos demais evangelistas; por isso a diferença nos chamados a alguns discípulos, como Pedro, onde também é chamado depois de emprestar o barco ao Senhor.
 
André foi escolhido e nomeado apóstolo pelo Senhor Jesus, após este ter orado a noite inteira, conforme nos registram Mt 10.2; Mc 3.18 e Lc 6.14. Foi dele e de seu irmão Pedro a pergunta sobre a destruição do Templo, gerando o grande sermão profético, em Mc 13.3-4. André tornou-se o primeiro missionário aos estrangeiros: ao lado de Filipe foi procurar a Jesus para lhe falar que os gregos queriam vê-Lo (João 12.22). Era um homem de fé prática. No caso da multiplicação de pães e peixes, foi quem trouxe a Jesus o rapaz precavido (João 6.8-9). Quando Cristo morreu e os apóstolos reuniram-se no cenáculo, ele com eles estava (At 1.13).
 
A tradição e menções em textos antigos dizem que ele foi crucificado na Acaia numa cruz em X (CRUX DECUSSATA). Essa cruz passou a ser chamada "CRUZ DE SANTO ANDRÉ" e ele o padroeiro da Grécia. Eusébio de Cesaréia diz que ele pregou na Cítia e também tornou-se patrono da Rússia. Conta-se que um navio partiu com duas relíquias suas e naufragou na Baía da Escócia, por isso o local passou a chamar-se Baía de Santo André. Os marinheiros que ali saltaram levaram o evangelho para a Escócia. Santo André tornou-se padroeiro daquele país.
 
Por tudo isso rendemos graças ao Senhor pelo exemplo de dedicação e consagração deste apóstolo de Cristo.
 
Falaremos sobre o 3º. Apóstolo: TIAGO. Este é o seu nome grego. O nome em hebraico é YAQOBB, “JACÓ”, que significa “SUPLANTADOR, QUE AGARRA O CALCANHAR”.
 
Ele era filho de Zebedeu e era irmão de João (Marcos 1.19). Ambos eram pescadores. Foi chamado para ser apóstolo, segundo Mt 4.21. Ele fazia parte do grupo reservado e íntimo de três, a quem o Senhor convocava para ocasiões especiais. Por exemplo: ele testemunhou a ressurreição da filha de Jairo, em Marcos 5.37. Também foi um dos três que viu Jesus transfigurar-se no monte, em Mc 9.2. Seu irmão e ele foram apelidados por Jesus de BOANERGES, “FILHOS DO TROVÃO”, pelo temperamento explosivo e bravo que tinham, Mc 3.17. Numa ocasião foram duramente repreendidos por Cristo ao pedirem a chance de fazerem descer fogo do céu e consumir uma aldeia samaritana que não os recebera, conforme nos contou Lucas 9.54. A mãe deles foi até Jesus ao lado dos filhos e pediu preeminência no reino vindouro, dando-lhes as cadeiras ao lado. Jesus, então, afirmou que eles beberiam do mesmo cálice de dor que Ele beberia (Mc 10.39).
 
Ele foi morto a espada a mando de Herodes Agripa I em 44 depois de Cristo, conforme Atos 12.2. Clemente afirma em suas “INSTITUIÇÕES” que o homem que levou Tiago até as autoridades, denunciando-o como cristão, ouviu o seu testemunho público. Ficou de tal modo impressionado que pediu a palavra e declarou-se cristão também. Acabou condenado à morte no mesmo local. Enquanto caminhava para o local do martírio pediu a Tiago que o perdoasse. Este o perdoou, deu-lhe um ósculo fraterno e juntos caminharam para dar a Cristo a própria vida, em testemunho do amor de Deus. Foram decapitados juntos e a história registra esta página de extraordinária dedicação ao Senhor!
 
André, irmão de Pedro, e Tiago, irmão de João. Duas vidas que, ao lado de seus valorosos irmãos, glorificaram ao Senhor dos senhores e Rei dos reis. O sangue que derramaram pela fé em Cristo foi o fertilizante que fortaleceu as raízes da nascente igreja cristã. O seu exemplo, a sua dedicação, o seu amor, a sua disposição de ir até o fim deve nos inspirar a amarmos mais ao Senhor Jesus Cristo, que nos salvou por Seu sangue precioso.
 
Que Deus nos abençoe. Continuaremos no próximo estudo a conhecer a vida dos demais apóstolos. Até lá, se o Senhor permitir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...