sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1098 - SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS - 01 - INTRODUÇÃO

  

SÉRIE: OS APÓSTOLOS DE JESUS
Pr. Wagner Antonio de Araújo
 
ESTUDO 01 - INTRODUÇÃO
 
 
1098
 
Olá, prezados ouvintes. Aqui quem fala é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Iniciaremos hoje uma série de estudos sobre OS APÓSTOLOS DE JESUS CRISTO.

 
Como todos sabem JESUS CRISTO, o Filho do Deus vivo, o Messias prometido de Israel, a LUZ PARA OS GENTIOS, isto é, o Salvador para toda a humanidade, realizou um ministério terreno na Galileia e em todo o Israel quando tinha cerca de trinta anos de idade. Nessas alturas, após ser batizado por João, o Batista, nas águas do Rio Jordão, ter enfrentado o monte da tentação e chamado discípulos para seguirem-No, decidiu nomear entre estes 12 homens, a quem denominou APÓSTOLOS. Com eles organizou um discipulado, isto é, um treinamento, uma escola especial, convivendo dia e noite e mostrando na prática o que os Seus ensinos significavam. Também os comissionou, lhes deu um poder sobrenatural e, por fim, após a Sua morte, ressurreição e ascensão aos Céus enviou-os como Seus representantes por todo o mundo, ordenando-lhes que espalhassem a mensagem dEle, batizando os convertidos e ensinando a cada um a guarda de Sua Palavra, confiando em Sua presença durante todo o tempo até a consumação dos séculos.
 
Pouco se fala sobre os apóstolos em geral. Alguns tiveram grande importância histórica e um ministério bastante abrangente. Outros, contudo, não menos importantes, não deixaram registro de seu trabalho, ficando apenas inferências aqui e ali, deixadas por testemunhas da época ou pela literatura apócrifa e tradicional. Outros líderes neotestamentários atingiram importância similar e não fizeram parte desse grupo seleto. Diante disto perguntamos: o que distinguia um apóstolo de Jesus? Qual a importância que tiveram para a história da Igreja Cristã? Eles deixaram sucessores? Há apóstolos em nossos dias? Infelizmente, por desconhecimento bíblico, muitos cristãos estão deixando de lado a revelação bíblica e seguem cegamente a falsos profetas, líderes religiosos, que se auto-intitulam apóstolos da era moderna. Alguns se acham sucessores deste ou daquele apóstolo; outros se dizem tão importantes quanto os originais e atribuem a si o poder de ordenarem outros com o tal dom apostólico. Igrejas sem conta atribuem a si o título de apostólicas, buscando uma identidade com o passado e uma aparência de poder superior às demais.
 
Nosso presente estudo pretende refletir e buscar respostas sobre estas indagações. O que são apóstolos? Quantos apóstolos existiram? Eles deixaram sucessores? Há outros líderes bíblicos considerados apóstolos também? Matias tornou-se apóstolo no lugar de Judas Iscariotes? Será que não foi uma decisão precipitada daqueles cristãos originais, tendo em vista que Paulo foi chamado logo em seguida e fez um trabalho apostólico igual ou superior ao dos demais? Pedro foi de fato o líder dos apóstolos? Ele é o fundamento da igreja de Jesus ou ao quê realmente Jesus se referia ao chamar-lhe de “rocha sobre a qual ergueria a Sua igreja?”
 
Esperamos que todos nós cresçamos em conhecimento bíblico e que nos tornemos cristãos mais esclarecidos e frutuosos, usando todo esse conhecimento para melhor servirmos ao Senhor.
 
Nossa primeira questão: O QUE SÃO APÓSTOLOS?
 
A palavra grega “APOSTOLOS” é derivada do verbo grego comum “APOSTELLO”, que significa “ENVIAR”. Cinco séculos antes de Cristo chegou a ser usada como referência a “FLOTILHA”, isto é, “EMBARCAÇÕES QUE LEVAVAM COISAS A OUTROS LUGARES”, ou “ALMIRANTE”, “À FRENTE DA EMBARCAÇÃO”. O significado principal da palavra é “MENSAGEIRO”.
 
Jesus Cristo chegou a ser chamado “O ENVIADO (APÓSTOLO) DE DEUS” (Hebreus 3.1).
 
A “MISSÃO DOS SETENTA”, convocada por Jesus a setenta discípulos afirma que eles foram “ENVIADOS A PREGAREM A ISRAEL” – é usado o termo APÓSTOLO (Lucas 11.49).
 
Os apóstolos foram “ENVIADOS ÀS IGREJAS". Ouçamos Paulo: “Quanto a nossos irmãos, são mensageiros (apóstolos) das igrejas e glória de Cristo”. (2 Co 8.23); “Julguei, todavia, necessário mandar Epafrodito ... vosso mensageiro (apóstolo) e auxiliar nas minhas necessidades”. (Fp 2.25).
 
Logo, o sentido de apóstolo em termos comuns é ENVIADO, MENSAGEIRO, ALGUÉM COMISSIONADO. No SENTIDO RESTRITO é “O GRUPO DE HOMENS QUE MANTINHAM A DIGNIDADE SUPREMA NA IGREJA PRIMITIVA”. 

Há uma discussão filológica, isto é, do estudo das palavras, se APÓSTOLO representa o hebraico SHÄLÏAH, autoridade que agia em nome da autoridade religiosa representada (por exemplo, um rabino que administrava um assunto ou valores econômicos de uma sinagoga) ou até mais, no sentido de ser uma extensão da própria autoridade, sendo que suas decisões eram consideradas decisórias (por exemplo, julgar um assunto com autoridade total).

No nosso próximo estudo falaremos sobre QUEM ERAM OS APÓSTOLOS PARA JESUS. Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...