sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1069 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 001 - O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

 PROVÉRBIOS PARA HOJE - 001 – O PRINCÍPIO DA SABEDORIA


 
1069

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Havia no Brasil um humorista que se tornou entrevistador. Ele recebia importantes personalidades mundiais em seu estúdio e fazia-lhes perguntas muito inteligentes, intercalando a entrevista diversas informações de cunho pessoal, deixando todos atônitos quanto a sua cultura. Um dia, entretanto, ao entrevistar uma mulher que afirmava ser verdadeira a narrativa da criação do homem por Deus, e que o primeiro casal foi Adão e Eva, ele perguntou: “Você não acha prejudicial que esta lenda, esta fábula, seja ensinada às crianças na escola?” A mulher, perplexa, perguntou-lhe; “Você está chamando a criação divina de lenda?” E ele, arrogantemente respondeu-lhe: “Sim”. Coincidência ou não, a popularidade de seu programa foi caindo mês a mês, saindo do ar um ou dois anos depois, numa melancolia profunda. E por quê?
 
Porque este homem desprezou o principal sustentáculo da sabedoria. Assim diz a Bíblia em Provérbios 1.7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”. Aí está a base de uma autêntica sabedoria: temer a Deus. Quem despreza o Criador de seus conceitos e a verdadeira fonte da cultura constrói uma casa sobre a lama, sobre a areia. Um dia tudo vem ao chão. Qualquer construtor sabe que o sucesso de sua obra está em conseguir um alicerce sólido, duro, permanente, seguro. O resto é sustentado por isto.
 
O que vemos atualmente é uma loucura: uma sociedade tecnológica e culta, repleta de ferramentas de conforto, de comunicação instantânea, de comodidade e luxo, mas sem valores sólidos para a sua fé, para a moralidade, para o comportamento humano. Vivemos em tempos difíceis, onde cada um faz o que bem entende e a violência grassa em toda parte. Jovens cultos e cheios de diplomas, mas ignorantes do sentido básico da vida. Sequer sabem pensar! O segredo para a verdadeira sabedoria é o temor de Deus. É o reconhecimento de Sua criação. Sabedoria é obedecer à vontade do Senhor. Sabedoria é aceitar o caminho que Ele nos coloca à frente, que é Jesus Cristo, Senhor e Salvador. Quem escolhe temer a Deus começou a vida cheio de inteligência. Não adianta ao homem conquistar a lua, marte e as estrelas e não conquistar o vazio de seu coração, cuja única peça capaz de preenchê-lo é a presença de Deus.
 
A cultura é boa, mas temer a Deus nos torna mais sábios do que os doutores ateus, cujas respostas são meras divagações sem resposta. Jesus disse que o Pai revela-se aos humildes. Que sejamos simples como as crianças e que temamos a Deus para sermos sábios. Que assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...