domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1157 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 12 - A FÉ QUE AGRADA A DEUS

 memórias literárias - 1157 - A FÉ QUE FAZ VIVER - 12 - A FÉ QUE AGRADA A DEUS

 

1157

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Estamos falando sobre A FÉ QUE FAZ VIVER. E hoje queremos meditar na FÉ QUE AGRADA A DEUS.

 

Certa feita Tiago, o meio-irmão de Jesus afirmou: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. (Tg 2:19). Crer em Deus não é tudo; é preciso obedecê-lo também.

 

Jesus afirmou sobre os seus seguidores: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (Jo 14:21). Com isto o Senhor quis dizer que ter fé é guardar os ensinamentos e os mandamentos de Deus. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1Jo 2:6).

 

A fé que agrada a Deus não tem outros deuses ou intermediários entre Deus e os homens. Há somente um intermediário. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1Tm 2:5). Quem ama a Jesus mas  também ama e presta culto a santos ou a entidades torna-se um idólatra e não agrada a Deus. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Is 42:8)

 

A fé que agrada a Deus faz do homem um agente de bondade. E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão (1Jo 4:21). Tiago chega a dizer: E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tg 2:16). Jesus afirma que quem serve o próximo serve a Ele: E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt 25:40). Logo, quem realmente agrada a Deus e nEle tem fé, torna-se bom e generoso para com todos, e principalmente para os domésticos da fé.

 

Quem tem a fé que agrada a Deus torna-se testemunha de Jesus Cristo, anunciando-o como Senhor e Salvador, como único caminho ao céu. O endemoninhado de Gadara, ao ser liberto pelo Senhor, recebeu a seguinte ordem: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito. (Lc 8:39). Um crente verdadeiro torna-se testemunha de Jesus e faz isso com prazer. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte. (Lc 9:6)

 

A fé que agrada a Deus é autêntica e não usa máscaras. Paulo diz aos judeus romanos: Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? (Rm 2:21). Não há espaço para o hipócrita no Reino de Deus. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. (Tg 2:12). João diz: Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1Jo 2:6). É muito triste vermos tantos falastrões da fé, tanto pregadores quanto cantores; eles pregam bonito ou cantam bem, mas a sua fé é mentirosa, não é autêntica, não se traduz em ações. Quem prega e não vive não tem fé verdadeira.

 

Por fim, a fé que agrada a Deus é simples como a crença de uma criança. E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mt 18:3). E como é essa fé? Ela é singela, é simples, não vive a encontrar desculpas ou justificativas. Até o louvor dos pequeninos é um momento especial para o Senhor! E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? (Mt 21:16). Alguém que tenha esse tipo de fé tem bom coração, é puro de objetivos, não justifica o próprio erro, não é ingrato, não vive a buscar vantagens a qualquer custo. Minha filha Rute pegou três balas (rebuçados) e os deu, uma para a mamãe, outra para mim e ficou com a última. E falou: “Estou compartilhando!” Ela não perguntou se iriam acabar, se queria manter mais balas acumuladas. Ela simplesmente repartiu. Assim é aquele que possui uma fé que realmente agrada a Deus.

 

Distinto ouvinte, tem em seu coração a fé verdadeira que agrada a Deus? Lembre-se: não há dois caminhos, duas verdades ou duas maneiras de agradar a Deus. Só há uma. E Ele revela em Sua Palavra a maneira com que deseja ser crido e adorado:  E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. (Lc 10:27). Ele aponta para Jesus Cristo como o único caminho para se chegar até Ele: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14:6). E uma entrega pública e pessoal definitiva como a porta que abre a vida eterna: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10:9). Por que não fazer isso hoje, agora, neste momento? Faça-o e tenha também a fé que agrada a Deus verdadeiramente. Que Ele o abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...