sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1093 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 025 - AMIGOS E PARENTES

  

PROVÉRBIOS PARA HOJE – 025 – AMIGOS E PARENTES
 
1093
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Em Provérbios 7.4 lemos: “Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente”. Algumas versões trazem: “melhor amigo”.
 
“Dize-me com quem andas e te direi quem és”. É um ditado antigo que diz muita verdade. Ele não quer dizer que não devemos ter relacionamentos com pessoas que não andam como andamos. Se fosse assim Jesus Cristo não estaria a pregar para prostitutas, publicanos e pecadores. Pelo contrário, Ele afirmou que assim o fazia porque os sãos não precisavam de médicos e sim os doentes. Mas o ditado diz que nós procuramos relações próximas, afetivas e íntimas com aquilo que nos agrada, com aquelas coisas que nos falam ao coração.
 
Há aqueles que tendem sempre para o erro, para o crime, para a contravenção. Desde pequenos aprendem a mentir, aprendem a enganar, não recebem a devida correção e repreensão, e, por fim, acabam envolvidos no mundo da criminalidade e da malandragem. Há aqueles que se envolvem no pecado e na promiscuidade sexual. Desde pequenos abusados ou livres para fazer o que bem queriam, foram desenvolvendo práticas libidinosas e nocivas ao comportamento justo e reto. Na internet pais e mães acham lindo verem os meninos maquiarem o rosto e as meninas se relacionarem com outras meninas. O resultado não poderia ser outro: crescem e se pervertem. Mas são infelizes e viverão a solidão na multidão.
 
O texto bíblico diz que nós devemos nos aparentar com a sabedoria. Isto significa que devemos buscá-la com grande vontade, com constância, com vigor. Sabedoria e entendimento para viver. Sabedoria para tomar as decisões corretas, para atentar nos bons conselhos de nossos pais, nas boas mensagens do pastor, nos ensinos que a bíblia nos traz. Entendimento para evitar o mal e nos apegarmos ao bem. Entendimento para gastar o nosso tempo naquilo que nos trará desenvolvimento, crescimento, liberdade e prosperidade. E, principalmente, sabedoria para agradarmos a Deus em toda e qualquer decisão. O homem sábio atenta para o que Deus diz em Sua Palavra, afirmando que Jesus Cristo é u único caminho, a única verdade e a única fonte da verdadeira vida. Quem faz isso torna-se irmão e parente da sabedoria e do entendimento. Os sábios tornam-se referência das boas decisões e das boas escolhas e uma âncora para as pessoas que neles buscam respostas. Que venhamos a ser sábios e íntegros, absolutamente familiares com tudo o que é perfeito. Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...