sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1074 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 006 - O BOM SISO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 006 – O BOM SISO

 
1074
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Nós temos os dentes do siso e muitas vezes não atentamos para o significado desta palavra. Ela significa juízo, maturidade, capacidade de avaliar corretamente. Como estes dentes completam a maturidade quando nos tornamos jovens, por isso são chamados dentes do siso.
 
Lemos assim em Provérbios 2.11: “O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará”.
 
Sentimos tristeza cada vez que lemos, vemos ou ouvimos uma notícia sobre a falta de juízo de gente insensata. Há dias alguém foi comemorar a vitória de seu time de futebol. Acendeu um rojão poderoso e, por causa de um defeito o rojão estourou em sua mão, decepando-a por completo. A comemoração tornou-se numa tragédia. Um outro rapaz foi exibir-se para a namorada, fazendo um mergulho numa cachoeira. Sem saber que havia uma pedra bem no meio, deu uma cabeçada e morreu na hora. Bela exibição. O outro foi fazer um vídeo de brincadeira, colocando álcool na boca e cuspindo o produto numa chama. O fogo subiu pela boca e queimou todo o seu rosto. Que brincadeira mais tosca! A moça foi com o rapaz brincar de racha de automóveis no bairro onde moram. O rapaz acelerou, perdeu a direção, bateu num poste e explodiram o carro, morrendo os dois. Isto tem se tornado comum, pois as mídias levam tais desgraças aos olhos e ao coração de gente imatura e insensata, que quer fazer o mesmo. E os desastres se repetem.
 
Já alguém que teme a Deus, que ama a Cristo, que segue a Bíblia, que ouve o conselho dos pais e que não segue o seu próprio coração age de forma diferente. Ele se guarda das coisas perigosas. Ele não procura exibir-se de forma inútil e louca. Ele não se expõe ao perigo ou colocando em risco a vida dos outros. Ele não vive de popularidade, mas das boas escolhas e da boa sabedoria nas escolhas. Ele não passa a noite na bebedeira e na orgia, pois sabe que o seu corpo é templo do Espírito Santo e que terá contas a ajustar com Deus, que lhe deu a vida. Ele pensa no futuro, pensa na segurança. Pensa no exemplo que irá dar e toma a decisão certa. Ele se conserva. Há uma frase antiga que deveria ser lembrada: “O seguro morreu de velho”. Aqui está a sabedoria. Tudo o que formos fazer deverá ser estudado com antecedência, para se saber se haverá como voltar se algo der errado. Uma má decisão em situação de risco pode ser fatal, sem condição de regresso. Para quê viver no fio da navalha? Quem tem juízo é guardado de muitas coisas ruins e tem inteligência para se conservar vivo e íntegro por muitos anos. Que sejamos assim e que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...