sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1090 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 022 - NÃO SEJA PREGUIÇOSO

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 022 – NÃO SEJA PREGUIÇOSO

 
1090
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo e esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
Está escrito em Provérbios 6.9: “Ó, preguiçoso, até quando ficarás deitado?”

Um entregador de remédios, ao receber o dinheiro em meu portão, elogiou os meus filhinhos. Eu perguntei se ele também tinha filhos. Sua resposta foi terrível. “Tenho sim, um preguiçoso que mora em minha casa. Ele tem dezesseis anos. Fica no celular o dia todo, não arruma uma cama, não lava uma louça, não faz as lições da escola, não estuda, não trabalha. Ele é um aproveitador!”. Que tristeza!

A preguiça é uma praga. A preguiça é como uma planta parasita. Aqui perto de casa há uma árvore que morreu, mas que está verdinha. E sabem por que? Porque uma planta parasita abraçou-a quando estava sadia. Aos poucos foi sorvendo todos os seus nutrientes. O resultado foi a morte da árvore. Hoje essa parasita sorve as últimas energias da árvore, mas em breve irá morrer também, porque não haverá mais o que sorver.
 
A preguiça é igualzinha. Temos trabalho a fazer. Mas a cama está tão quentinha, lá fora está tão frio, o serviço pode esperar. E então chega a demissão. Temos um curso a fazer. Mas é tão chato estudar, a gente gasta tanto tempo numa mesma lição! Há coisas mais gostosas para fazer. Então no dia do exame nós somos reprovados. E vamos nos acostumando com a preguiça, com a falta de vontade, com a inatividade.
 
Distribuíram lotes de terra para famílias carentes. Eles tinham a mesma dimensão de espaço, topografia semelhante, tudo muito parecido. Deram algum dinheiro para as famílias e madeiras para fazerem suas casas. A família da direita construiu uma casinha, cavou um poço, fez um pomar, uma horta, arborizou as divisas, plantou um jardim na frente da casa, transformou aquilo numa chácara aprazível. Cercou um pedaço, colocou um galo e uma galinha e em um ano estavam com o galinheiro repleto, tanto de frangos como de ovos.
 
Já o vizinho da esquerda gastou o dinheiro em festas para os amigos. Com a madeira fez um barraco e a outra parte usou para fogo nos churrascos. Nada plantaram, ficaram sem água, dependiam de um caminhão pipa para abastecimento, passaram fome. E depois maldiziam o vizinho ao lado por ter tanto e eles tão pouco. Ocorre que eles tinham a mesma quantia, os mesmos recursos, tudo igual. Mas o vizinho da direita era inimigo da preguiça, enquanto o da esquerda era seu escravo.
 
Prezado ouvinte, não deixe que a preguiça leve embora a oportunidade de sua vida. Seja trabalhador, seja corajoso, seja dedicado. Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...