sábado, 2 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1125 - SANTIDADE AO SENHOR - 02 - SANTIDADE NA CONVERSÃO

 memórias literárias - 1125 - SANTIDADE AO SENHOR - 02 - SANTIDADE NA CONVERSÃO

 

1125

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. O que é converter-se a Cristo?

 

Para falar sobre o tema, é importante dizer o que não é conversão.

 

Conversão não é adesão, parceria, cooperativismo. Há pessoas que aderem a alguma igreja ou denominação por buscarem grupos de relacionamento, oportunidades de trabalho, chances de progresso pessoal ou artístico ou prosperidade. Há músicos que sequer crêem em Deus, mas tocam para cantores gospel ou são os próprios cantores. Encontram numa igreja ou nos eventos cristãos oportunidade de boas vendas e de agendas cheias. Há outros que buscam a igreja para criarem os seus currais eleitorais, buscando votos e correligionários para as próximas eleições. Há profissionais de vendas que aderem a igrejas inclusivas para aumentarem a sua representação em vendas: buscam vender carros, seguro de vida, convênios médicos, clubes ou pacotes de viagens. Nada melhor do que aderir a um grupo grande que lhe dê projeção e possíveis clientes. Há quem busque a igreja porque não encontrou nada melhor nas fileiras do mundo. Não conseguiu tornar-se um bom profissional no mundo secular, então procura o ambiente religioso e ali se estabelece, sem que isso tenha qualquer influência em sua vida interior ou conduta pessoal.

 

Conversão também não é fuga. Muitas pessoas procuram igrejas para fugirem da ira vindoura. Elas se submetem a penitências ou a sofrimentos, visando com isso aplacar a ira divina e preparar um caminho de luz para quando morrerem. Esse tipo de comportamento compulsivo está totalmente distante da verdadeira motivação para que uma pessoa se torne cristã. Ninguém pode salvar-se por conta própria, nem reduzir a vida cristã a uma mera fuga da ira vindoura.

 

Há quem busque a igreja para ganhar prosperidade e fazer comércio com Deus. Eles pensam que se buscarem um bom ministro, um homem ou mulher que ostente luxo, riqueza e prosperidade, obterão também a mesma vitória. Então submetem-se aos mais rígidos sistemas de ofertas, doando  o próprio patrimônio, não por amor, mas para efetivarem o negócio com Deus. Quanto mais investirem mais receberão, crêem. Isto não é conversão, mas tolice. Deus não se deixa escarnecer, Deus não pode ser comprado com ofertas. Deus não promete riqueza ou cura física a ninguém. Pelo contrário, Jesus Cristo é bem enfático sobre o que é a vida cristã. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16:33). Sobre ter prosperidade por desejo de riqueza, lemos: Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mt 16:26).

 

Agora pensemos no que é conversão. A própria palavra diz: mudança, transformação, mudar de lado, de direção. Conversão é uma metamorfose que acontece na alma do crente, quando este rende-se a Cristo e oferece-se para segui-Lo pelo resto da vida. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2Co 5:17).

 

Conversão é morte do velho eu por amor do Senhor Jesus Cristo. O autêntico cristianismo tem uma cruz no ingresso: E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. (Mc 8:34). Tomar a cruz é aceitar sacrificar-se pelo Senhor, buscando a vontade dEle ao invés da sua própria. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:33). Quem se converte não teme oferecer a própria vida pelo Senhor, quanto mais o viver diário! Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. (Mt 16:25).

 

A conversão muda a vida da pessoa. Ela se torna liberta do poder do pecado. Antes os vícios, a mentira, a imoralidade, Satanás, eram senhores de suas ações, pensamentos e planejamentos. Mas em Cristo foi libertada e agora vive livre. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:32). Quem tem Jesus tem a vida eterna, não irá mais para o inferno. Cristo afirmou: Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (Jo 5:24).

 

A conversão é para sempre. Quem tem um encontro com Cristo tem uma mudança generalizada e eterna. Cristo não abre mão daquele que a Ele se entregou. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10:28). Há segurança de salvação para quem encontra Jesus Cristo da forma certa, conforme revelada nas páginas do evangelho.

 

Ser convertido é santificar-se. Não há santificação sem conversão. Não há vida eterna sem a presença de Jesus no coração. O ouvinte já se entregou a Cristo? Sem Ele nada poderá ser feito. Entregue-se hoje a Jesus e encontre a santidade almejada. Que Ele o abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...